O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulgou o manual de aplicação da marca Descentra Cultura, que deve ser inserida em todos os projetos que utilizem recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e do Fundo Estadual de Cultura (FEC). O manual de aplicação está disponível aqui.
A logo, que inclui o número da legislação – Lei nº 24.462, de 26/09/2023 –, deve ser inserida juntamente com a descrição do projeto da LEIC ou protocolo da FEC, conforme o caso.
A aplicação principal da marca Descentra Cultura é composta por nove cores. De preferência, ela deve ser colocada sobre fundo branco ou claro, que não apresente conflito com uma das tonalidades da paleta de cores. A aplicação segue os exemplos abaixo. As aplicações positiva e negativa da marca só podem ser realizadas quando não houver a possibilidade de usar a aplicação principal. Na positiva, é necessário inseri-la em fundos coloridos mais claros; a aplicação negativa, por sua vez, deve ser feita em fundos coloridos mais escuros, de maneira a garantir a melhor visualização da logo.
O selo pode, ainda, ser aplicado em uma das cores que compõem a aplicação principal. Em todos os casos, é indispensável seguir fielmente os códigos especificados no tópico “Paleta de Cores” do manual da marca Descentra Cultura.
É preciso também respeitar as dimensões mínimas de veiculação (8x2 cm) em materiais gráficos. Essa regra pode ser flexibilizada no caso de utilização em outras mídias, como websites. Entretanto, é fundamental que a redução não atente contra a perfeita visualização de todos os elementos da marca Descentra Cultura.
Ainda como forma de garantir a legibilidade da logomarca, é preciso resguardar seu entorno livre de elementos gráficos. O espaço deve ser equivalente, no mínimo, à largura da letra “U” em “Cultura”.
No que diz respeito à posição no grid, a marca Descentra Cultura, devidamente acompanhada do número do projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) ou do protocolo do Fundo Estadual de Cultura (FEC), deverá ser a primeira, sendo aplicada sem nenhuma chancela.
Se houver outras chancelas (como “Patrocínio”, “Apoio”, “Parceiros”, “Realização”), elas deverão ser inseridas após o selo Descentra Cultura. A última marca deverá ser a do Governo de Minas Gerais. Veja os exemplos abaixo.
Por fim, vale destacar que todos os elementos que constituem a logomarca devem ser respeitados. A aplicação não pode alterar as cores, distorcer, rotacionar ou desalinhar os componentes do selo Descentra Cultura.
A marca também não pode ser aplicada como marca d’agua ou sobre fundos que não apresentem contraste. O desacordo com alguma das normas do manual levará à reprovação da peça gráfica.