Crédito: Divulgação |
![]() |
Abertura da 6ª Mostra Cine BH, com produtora Teia homenageada |
Está dada a partida para mais uma temporada cinematográfica na capital mineira – é a 6ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte(Mostra CineBH) que presta homenagem à produtora de Minas Teia . Ao longo dos seis dias de evento, o público pode assistir a 126 filmes nacionais e internacionais, em todos os gêneros e formatos, muitos deles premiados em importantes festivais internacionais e que terão a primeira exibição no Brasil. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.
Mantendo o propósito de valorizar os cinemas de bairro, ampliar os espaços de exibição e o acesso do público à sua programação, a Mostra CineBH chega também a duas salas do Usiminas Belas Artes e ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, local que será sede do evento, do Brasil CineMundi, de oficinas e debates. Integra também o circuito de exibição do evento o tradicional Cine Humberto Mauro, o SESC Palladium e o Inhotim, que contará com a exibição de filmes temáticos sobre meio-ambiente e artes plásticas, além de ser o anfitrião da comitiva de convidados nacionais e internacionais.
Crédito: Divulgação |
![]() |
Cena do polêmico Holy Motors do francês LeosCarax |
A programação de filmes está dividida em nove mostras temáticas, incluindo três grandes mostras retrospectivas inéditas no Brasil. A primeira será dedicada ao cultuado diretor francês LeosCarax, premiado em festivais como Berlim, Cannes e Locarno. O diretor de Sangue Ruim e Os Amantes da Pont-Neuf terá uma retrospectiva completa em película de seus longas, além de Tokyo! (filme em segmentos dirigido em parceria com Joon-hoBong e Michel Gondry) e sua mais recente produção, o polêmico Holy Motors , seu retorno à direção depois de mais de uma década de silêncio, premiado no último Festival de Cannes.
O mexicano NicolasPereda, de apenas 28 anos e sete filmes no seu currículo, incluindo prêmios em Veneza, Locarno, Valdivia, Toulouse e Guadalajara, também terá uma retrospectiva completa e inédita de sua obra, incluindo a exibição em película de seu último filme, Los Mejores Temas , que estreou no último Festival de Locarno. O diretor estará presente à mostra, para discutir com o público o seu processo criativo e as particularidades de sua filmografia.
A produtora mineira Teia , homenageada do evento, contará também com uma retrospectiva – serão exibidos cinco longas representativos da carreira de cada diretor do grupo. Filmes como O Céu Sobre os Ombro s (2010), de Sérgio Borges; Balança Mas Não Cai (2012), de Leonardo Barcelos; Girimunho (2011) - beneficiado pelo programa Filme em Minas , de Helvécio Marins Jr e Clarissa Campolina; A Falta que me Faz (2009), de Marília Rocha; Acidente (2006), de Pablo Lobato e Cao Guimarães, além de duas sessões com nove dos curtas mais significativos da trajetória da produtora.
Na Mostra Contemporânea, o público poderá conferir o melhor da recente produção brasileira, além dos grandes destaques dos principais festivais de cinema do mundo. Serão ao todo oito longas, dois médias e um curta nessa programação. Entre os brasileiros, os destaques ficam por conta do mais recente filme de Bruno Safadi, Éden , projeto viabilizado graças ao prêmio recebido no último Brasil CineMundi, e O Que Se Move , de Caetano Gotardo, um dos principais destaques do último Festival de Brasília.
Já a programação internacional trará os novos filmes dos mestres Frederick Wiseman (CrazyHorse, selecionado para os Festivais de Londres, Toronto e Nova York) e William Friedkin (Killer Joe, que concorreu ao Leão de Ouro no último Festival de Veneza), além de obras de realizadores como Federico Veiroj ( La Vida Util , Melhor Filme do Festival de Havana) e Brillante Mendonza (Em Nome de Deus, concorreu ao Urso de Ouro no último Festival de Berlim).
3º BRASIL CINEMUNDI ABRE AS JANELAS DA COPRODUÇÃO INTERNACIONAL
Além da programação de filmes, a MostraCineBH realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o BrasilCineMundi, programação que conta com a presença e participação de convidados internacionais, nacionais e representantes da indústria audiovisual mundial. O evento representa uma importante ferramenta de capacitação, formação e treinamento de profissionais da área do audiovisual, visando a inserção da produção independente no mercado internacional, além de contribuir para o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil.
O encontro trará a oportunidade de realizadores e do público em geral debaterem com convidados como Isabelle Huige, diretora de programação da Arte France, Thierry Lenouvel, do fundo francês de financiamento de Amiens, e GudulaMeinzolt, do festival suíço Visions du Réel, além de produtores e realizadores da França, Alemanha, Holanda, Espanha, México, Suíça, Chile, Colômbia, Argentina, EUA e Portugal.
Os encontros abordarão temas como Fundos de Investimento, Estratégias de Vendas Internacionais e Promoção em Festivais, o Conteúdo Audiovisual para TV, o Desafio da Produção em Curtas e Médias, além dos Diálogos do Brasil com a América Latina e o Mundo. Completando a programação, haverá ainda dois estudos de caso de coproduções recentes bem sucedidas: Tabu , de Miguel Gomes, vencedor do Prêmio da Crítica no último Festival de Berlim e que contará com a participação do produtor brasileiro Fabiano Gullane e do produtor português Luis Urbano; além do filme Girimunho , de Helvécio Marins Jr e Clarissa Campolina, que terá na mesa, além dos diretores, os produtores brasileiros, alemães, espanhóis e suíços.
Toda programação do evento é oferecida gratuitamente ao público.