Durante o encontro, onde estiveram presentes técnicos da SETUR MG Lucas Xavier e Newton de Carvalho, as executivas do UCVB Raquel Mohn e Bruna Barcelos, a diretora de contratos e convênios da secretaria de governo Amanda Almeida, o diretor de turismo Pedro Mendes e a coordenadora de turismo esportivo Tatiana Flores, foi possível identificar as demandas locais que irão nortear atuação da SETUR para fortalecer a entidades e os destinos de negócios em Minas Gerais.
Na mesma ocasião, a equipe da Setur se reuniu com o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, quando discutiram sobre o potencial turístico da cidade e a importância de se tratar o turismo como política estratégica para o desenvolvimento socioeconômico local. Discorreram também sobre possíveis parcerias entre os órgão públicos e o Convention & Visitors Bureau.
Os técnicos da Setur visitaram também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde foram recebidos pelo secretário Cláudio Fernandes. Durante a visita, Fernandes apresentou a sua equipe e falou sobre suas expectativas quanto a futuras parcerias e eventos esportivos na cidade. Ele ressaltou também que Uberlândia foi a primeira cidade a ter 100% do transporte público acessível. “Atualmente os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços também estão se adequando a esta demanda”, enfatiza.
Uberlândia - segunda maior cidade do Estado, com mais de 600 mil habitantes, o município se destaca no turismo de negócios e eventos corporativos. De acordo com dados do UC&VB, o turismo é o setor econômico que mais cresce na cidade, em torno de 10% ao ano, quase o dobro da média nacional. A cadeia produtiva local de turismo concentra cerca de 2.100 empresas e emprega mais de 11 mil pessoas.