A ação foi incorporada a um projeto de educação ambiental para atender a uma medida condicionante no âmbito do processo de licenciamento, referente ao alteamento da barragem de disposição de rejeitos da Mina de Cuiabá. Todas as despesas do projeto serão custeadas pela Anglo Gold Ashanti.
O Enduro Escola tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a classe estudantil nos Circuitos Turísticos através da prática do trekking ecológico, fomentando o turismo como vetor de conscientização socioambiental, patrimonial e de preservação do meio ambiente.
Regras da competição
Os alunos são divididos em oito equipes de cinco integrantes que, ao longo do percurso fazem a contagem de passos (medição da distância percorrida), cálculo de tempo e navegação com planilha e bússola. A prova dura em média duas horas e os participantes percorrem, aproximadamente, dois quilômetros.
Durante a prova, os alunos respondem a perguntas referente aos temas trabalhados em sala de aula. Para responder às perguntas, os alunos recebem orientação prévia dos professores das disciplinas geografia, história e biologia.
Desde 2008, 23 Escolas Estaduais foram beneficiadas com o projeto e mais de 2.500 alunos sensibilizados.