
Para contribuir com o debate sobre temas relevantes para a vida social e ampliar o contato do público com o universo jurídico, a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, inicia na próxima segunda-feira (13) a 1ª Jornada de Direito da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O evento, promovido em parceria com a Uni-BH, Palavra Viva, Livraria Quixote, Julia Pazzini Eventos Corporativos, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais e Associação dos Amigos da Biblioteca, contará com palestras proferidas por professores, advogados, procuradores, desembargadores e juízes. Serão três dias de exposições em que serão debatidos assuntos como os direitos das mulheres, o assédio no trabalho, a maioridade penal, acessibilidade, direito do consumidor, direito ambiental, direito autoral e os rumos da legislação trabalhista, entre outros.
A força do encontro está em aproximar o discurso acadêmico do dia a dia das pessoas, democratizando o acesso à informação. “Queremos trazer o usuário da biblioteca para dentro das discussões de interesse público. Que ele se aproprie do nosso espaço e possa expandir seu conhecimento”, pontua Eliani Gladyr, coordenadora do setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública e organizadora do fórum.
De acordo com o advogado e professor de Direito da Uni-BH, Rodrigo Capanema, que irá ministrar a palestra Aborto e Eutanásia, no dia 13, este tipo de iniciativa auxilia na formação do pensamento crítico e fortalece as discussões no âmbito social. “O Direito não é uma ciência para ficar dentro dos tribunais, das academias. Precisa ganhar as ruas, fazer parte do social. Só assim teremos uma população capaz de reivindicar criticamente seus direitos”, avalia o professor, que também é graduado em medicina.
A 1ª Jornada de Direito da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é uma extensão do projeto Aula na Biblioteca, responsável por oferecer palestras gratuitas com especialistas de diversas áreas do conhecimento.