
As obras de restauro da capela de Nossa Senhora da Glória da Ressaca, no município de Carandaí, foram vistoriadas pelo secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo, em visita que mobilizou as lideranças da região. Recebido pelo prefeito Washington Luiz Gravina Teixeira, pela presidente da Câmara, Maria da Conceição Aparecida Baeta, pelo vereador Valério Domingos de Souza, vereadores, pelo secretário de educação Marcelo Wagner, por demais secretários municipais e representantes da área cultural, bem como pelo padre Rogério Augusto de Oliveira, ex-pároco de Carandaí e vigário paroquial da Basílica do Pilar de Ouro Preto, o secretário conheceu em detalhes o importante trabalho em curso. A direção é dos restauradores Marta e Massimiliano Fontana, da Espaço Tempo. Os recursos financeiros advêm de emenda parlamentar do deputado federal Padre João e da Prefeitura de Carandaí.
A capela da Ressaca, da década de 1730, situada à margem da Estrada Real, assinalou um dos pontos mais movimentados da grande ligação entre o Rio de Janeiro e Ouro Preto. Ali eram reensacados os fardos de sal trazidos em lombo de burro pelas tropas para o abastecimento da região mineradora. Dedicada a Sant’Ana, a capela foi depois consagrada a Nossa Senhora da Glória, e nela atuou como sacerdote, até sua morte, em 1805, o padre Antônio da Silva Santos, irmão do Tiradentes. As pinturas do altar-mor, altares laterais e forros da capela-mor e da nave estão entre as mais antigas e significativas de Minas Gerais. Segundo o secretário Angelo Oswaldo, “a restauração da capela da ressaca é uma relevante iniciativa no quadro do patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais e merece todo apoio”.
Em seguida, o secretário visitou a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, de 1770, na localidade de Bom Jardim, e a parte central da cidade de Carandaí. A casa que pertenceu a Abelard Rodrigues Pereira, da família do barão de Santa Cecília, deve ser transformada em museu histórico de Carandaí. Angelo Oswaldo esteve ainda com a escritora Márcia Paschoallin e a diretoria da Sociedade Musical Santa Cecília. O prefeito Washington Teixeira e o vereador Valério Domingos estão empenhados em valorizar uma política de cultura no município, com ampla participação da população e parceria com a Secretaria de Estado.