
O Museu Mineiro, espaço integrante do Circuito Liberdade, recebe a mostra Marina Nazareth – Linguagens em Diálogo: arte visual, música e poesia, que traz uma parte do trabalho da artista desenvolvido de 2002 a 2016. Exposicão fica aberta para visitação até o dia 12 de fevereiro.
A mostra composta por mais de 100 obras promove uma interface entre as diferentes formas de linguagens da arte, resultando no diálogo entre a arte visual, música e poesia. Entre os trabalhos selecionados para esta exposição, destacam-se a série composta por 15 desenhos - leitura dos poemas do livro “O Arvoredo” de Anelito de Oliveira; série “A Partitura” criada a partir de pesquisas dos signos gráficos das notações musicais da década de 1960, e uma leitura pictórica do poema “A montanha pulverizada” de Carlos Drummond de Andrade.
Segundo a filósofa Maria Eugênia Dias ”Marina Nazareth descreve sua atividade de criação e a sua vida como um processo contínuo em que cada modo expressivo surge da retomada de motivos e tendências presentes a momentos anteriores. A artista parte de Hermes Trimegistos e de sua visão da totalidade: o universo é um grande teatro de espelhos onde cada coisa reflete e significa todas as outras; a inteligibilidade do universo funda-se na intuição mística, na iluminação não racional da visão instantânea e não discursiva.”
Ao contemplar as obras selecionadas para a mostra, Marina Nazareth afirma que: “os desenhos que integram essa exposição apresentam, como elemento principal de sua composição, a Linha. A única exceção é a série: “Vermelho Amargo”, leitura gráfica do livro de Bartolomeu Campos de Queirós. Desde meus primeiros desenhos, em 1965, afirma a artista, convivo com esse fascinante primeiro elemento dentre os cinco que constituem a linguagem visual: a linha, a superfície, o volume, a luz (ou claro/escuro) e a cor”.
Para a Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andréa de Magalhães Matos, “a proposta apresentada por Marina Nazareth é de grande pertinência, pois amplia o universo da arte visual com a interação dessa com a música e a poesia, proporcionando ao visitante desfrutar de uma exposição com possibilidades diversas. A sensibilidade da artista se juntou à sua intensa pesquisa de formas e resultados muitas vezes surpreendentes foram obtidos. Nossa expectativa e de que mostra seja apreciada por uma gama enorme de pessoas de todas as idades e formações”.
A mostra ”Marina Nazareth: Linguagens em Diálogo – arte visual – música - poesia” tem entrada gratuita e fica em cartaz na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Mineiro, até o dia 12 de fevereiro de 2017.
SOBRE A ARTISTA
Marina Nazareth iniciou seus estudos artísticos com Álvaro Apocalypse, Yara Tupynambá, Haroldo Mattos e Herculano Campos, completando sua formação teórica e prática sob a orientação de Fayga Ostrower. Desde 1969, realizou 50 exposições individuais e 53 coletivas nos principais museus e galerias do país. A artista tem obras no acervo dos grandes museus brasileiros como o MASP, o MAP, os Museus de Arte Contemporânea do Paraná e de Brasília, além de instituições de grande relevância cultural, como a FCS, UFMG, BDMG, TCMG, SEC-MG. Participou da implantação de diversos programas culturais no âmbito da política pública estadual e atua, ainda, na curadoria de exposições e no grupo de trabalho da Escola Guignard –UEMG para implantação do Núcleo de Experimentação e Pesquisa no Centro de Arte Chácara Santa Eulália - MemorialAlberto e Priscila Freire.
SERVIÇO
Abertura Exposição - ”Marina Nazareth : Linguagens em Diálogo – arte visual – música - poesia ”
Data: 24 de novembro de 2016 às 19 horas
Período Exposição – 25 de novembro de 2016 a 12 de fevereiro de 2017
Horário: Terças, Quartas e Sextas-feiras - das 10h às 19h | Quintas-feiras – das 12h às 21h | Sábados e domingos – das 12h às 19h
Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários – BH/MG
Informações: (31) 3269-1103
Entrada Gratuita