
As tradições, rituais e sabedoria indígenas são elementos incrustados no DNA da identidade brasileira. Com vistas à perpetuação da cultura desse povo formador da sociedade do país, a Secretaria de Estado de Cultura divulga os contemplados no edital de Premiação das Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais. Acesse o resultado do edital.
Crédito: Omar Freire / Imprensa MG
São distribuídos 13 prêmios, no valor de R$15 mil, totalizando R$ 195 mil, para iniciativas desenvolvidas no sentido de preservação das festas tradicionais das comunidades indígenas ou grupos tribais.
O objetivo, com a premiação, é também o de reconhecer e apoiar iniciativas culturais já realizadas ou em realização por povos indígenas, dando visibilidade às expressões culturais desses povos.
Todas as iniciativas premiadas são de cunho coletivo e beneficiam toda a respectiva comunidade aldeada selecionada no edital.
Para a diretora de Interiorização da Secretaria de Cultura, Mara Mattos Cardoso, o processo foi cuidadoso e levou em consideração o registro das culturas tradicionais. “No material contido nas propostas pudemos perceber as peculiaridades desse povo tão rico culturalmente. São hábitos e costumes da vida indígena que caracterizam a importância da preservação desse modo de viver”.
Critérios de seleção
Para seleção de propostas, foram levados em consideração os seguintes critérios:
- Descrição de forma clara e objetiva e demonstração mediante fotos, vídeos, matérias de jornais ou outros da iniciativa desenvolvida;
- Importância da atividade para o fortalecimento das expressões culturais que estejam em processo de esquecimento por parte de suas comunidades;
- Valorização dos conhecimentos e das práticas tradicionais no desenvolvimento da iniciativa;
- Alcance dos benefícios da atividade cultural aos integrantes da comunidade;
- Desenvolvimento de ações de registro nas comunidades em que atuam;
- Proposta de integração da cultura indígena com outras esferas do conhecimento e da vida social;