
Religiosidade, fé, tradição, cultura e festividade se fundem em um só grande evento que movimenta o município de Abaeté, de 8 a 11 de julho, com a 51ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.
Gaspar José da Cunha, Rei do Mastro de São Benedito, veio à Cidade Administrativa apresentar a programação do evento ao secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e seu adjunto, João Miguel, que irá comparecer ao evento. Gaspar, que participou de 35 das 51 edições do festejo popular, se sente gratificado pelo empenho da Secretaria de Cultura no acontecimento. “A Festa do Rosário é um momento muito importante para o calendário de Abaeté e região. Desde 2015, a Secretaria vem apoiando nossa comemoração, com isso conseguimos crescer muito a programação trazendo mais pessoas para o evento”.
Crédito: Asscom/SEC
João Miguel, Gaspar da Cunha e Angelo Oswaldo
Segundo Gaspar da Cunha, o ponto alto das atividades acontece no domingo, 10 de julho. “É o dia que fica mais cheio, com as pessoas mais participativas. É também o momento em que recebemos mais visitantes de outras cidades”. A programação começa de madrugada, às 4h, com a Alvorada Festiva, na qual acontecem as danças congas. Logo mais, às 6h, os congadeiros são recebidos com um café da manhã na Igreja do Rosário. À tarde, às 14h30, haverá a procissão, que se encerra em missa Conga e queima de fogos, às 17h.
O encontro é realizado pela Associação do Congado Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Bom Pastor, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Codemig e Copasa.
Festa de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia
Crédito: Divulgação
Nossa Senhora do Rosário
O evento, que acontece em Abaeté anualmente, exalta Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, a partir de rituais religiosos que envolvem missas, procissão e bênçãos. A Festa também promove encontro das guardas dançantes de congadeiros do município e de outras cidades da região.