
Dedicado ao jazz e à música instrumental, o Savassi Festival chega à sua décima quarta edição com fôlego, reafirmando a proposta de celebrar e exaltar a produção musical contemporânea. De 24 de junho a 04 de julho, Belo Horizonte recebe a programação principal do evento que reúne grandes atrações nacionais e internacionais em apresentações nas ruas, teatros, cafés, centros culturais e praças, espalhados por diversos locais da cidade. Serão ao todo 11 dias de uma programação intensa, conectando o público com diversos artistas, representantes de variados estilos musicais. Como já é tradição, grande parte da programação será oferecida de forma gratuita e o restante com ingressos a preços populares.
Nesta edição, o Savassi Festival extrapola as barreiras territoriais e vai além em 2016, conquistando novas cidades de atuação, como as edições recentes realizadas nas cidades de Uberlândia e Nova Lima, além do Rio de Janeiro, que recebe pela segunda vez uma edição do festival - realizada simultaneamente à edição da capital mineira.
Outra novidade é que o Savassi Festival, atuando no desenvolvimento e promoção de suas ações culturais, criou uma espécie de plataforma de shows, intitulada Jazz Sessions. Dessa forma, além dos habituais shows e workshops que acontecem em junho e julho, são realizados, sob a chancela do Savassi Festival, apresentações em teatros, museus, café e praças públicas. A programação começou em março e se estende até o mês de dezembro de 2016.
Dividida em 5 categorias, a programação principal é composta pela seguinte distribuição: Jazz no Teatro, promovendo apresentações em teatros e palcos consagrados da cidade; Jazz na Rua, que ocupa espaços públicos da capital mineira, incluindo a programação para crianças Jazzinho; Jazz Clube, levando shows para cafés e casas de show , Jazz Remixed , incluindo a apresentações de DJs que farão sets especiais de jazz, remixes de jazz e outras vertentes e, o Piano Solo, atração em que pianistas são convocados a apresentar individualmente um repertório sob o guarda-chuva do jazz.
Novidades Savassi Festival – Belo Horizonte
Entre as novidades desta edição para a capital mineira está a chegada do festival a novos palcos, como a Sala Minas Gerais - sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o Cine Theatro Brasil, a praça Duque de Caxias - no bairro Santa Teresa - Centro Cultural IDEA, além de espaços diversos, como Mercado Grano, Diadorim Cultural, MeetMe e Gruê .
Outra novidade que merece ser destacada é a parceria com o programa BDMG Instrumental, que nomeia um palco dentro do festival, voltado a receber artistas do gênero instrumental.
Desta forma, o Savassi Festival amplia seu espectro de atuação, ocupando a cidade com uma programação pensada para atingir os mais diversos públicos e promover a boa música, marcas do festival.
Confira a programação completa: http://www.savassifestival.com.br/