A Secretaria de Estado de Cultura lamenta os falecimentos do jornalista Michael Koellreutter e do artista plástico Tunga. Michael morreu no último domingo (5) em Ouro Preto, aos 54 anos. Tunga faleceu nesta segunda-feira (6) no Rio de Janeiro, aos 64 anos.
Crédito: Divulgação
Michael Koellreutter
Filho do maestro H.J. Koellreutter e da pianista Maria Angélica Bahia, Michael começou sua carreira profissional em Salvador, aos 14 anos. Contabilizou cerca de 40 anos dedicados ao jornalismo, com especial destaque durante sua passagem pela revista Interview, a famosa publicação fundada nos Estados Unidos por Andy Warhol. Na versão brasileira, Michael ocupou o cargo de diretor de redação.
Michael também atuou como curador e produtor, e recentemente ajudou a organizar uma exposição em Belo Horizonte sobre o pintor Olivier Mourão. Também estava planejado para este ano o lançamento de uma biografia do artista escrita por Michael.
Tunga
Crédito: Daniela Paoliello
Tunga era um dos nomes de maior relevo das artes visuais brasileiras. Conquistou espaço internacional durante suas quase cinco décadas dedicadas às artes. Nasceu em Pernambuco, filho do poeta Gerardo de Mello Mourão, radicou-se no Rio de Janeiro e manteve ligações em Minas Gerais. Uma das galerias mais famosas de Inhotim, o museu instalado na cidade de Brumadinho, é dedicada ao artista, onde consta a obra "True Rouge", um de seus trabalhos mais comentados.