Entre os dias 8 e 22 de junho, tem início o mais tradicional festival de cinema francês do Brasil, o Festival Varilux. Durante o período, os melhores filmes franceses do final de 2015 e início de 2016 serão exibidos em 50 cidades. Em Belo Horizonte, serão 15 longas em cartaz no Cinemark BH Shopping, Escola Belas Artes – UFMG, Cine Belas Artes, Net Cineart Ponteio e Museu da Imagem e do Som.
Na capital mineira, a Aliança Francesa BH é responsável por toda a coordenação do festival junto aos cinemas e, em parceria com a Embaixada da França e o Institut Français, realiza uma programação especial de abertura. No sábado, 4 de junho, acontece a exibição gratuita dos filmes “Pedalando com Molière”, às 17h, e “As mulheres do sexto andar”, às 19h, no MIS Cine Santa Tereza.
Na segunda-feira, dia 6 de junho, o renomado diretor Philippe Le Guay vem a BH especialmente para participar da abertura do Festival Varilux. Às 14h30, acontece a exibição do seu filme “Pedalando com Molière”; às 16h30 o diretor conduz um MasterClass; e às 19h acontece o lançamento do filme “Flórida”, também dirigido por ele. Todos os eventos são gratuitos, no MIS Cine Santa Tereza. Às 20h, Philippe participa do evento para convidados de pré-estreia festival no Cine Belas Artes, com apoio da Mon Caviste e Paccelo.
Esta é a primeira vez que o festival tem duração de duas semanas. “O Varilux já se consolidou como um dos principais eventos incentivador e difusor da cultura e da língua francesa no Brasil. O público reconhece a sua importância e, mais do que isso, espera ansiosamente pela realização do festival. Por isso, ganhar uma semana a mais de exibição é um presente para nós, realizadores, e principalmente, para o fã do bom cinema francês”, conta o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier.
Sobre Philippe Le Guay
Formado no IDHEC, Philippe Le Guay colabora em 1986 na escrita de 15 Août, o primeiro filme de Nicole Garcia, antes de escrever e dirigir seu primeiro longa-metragem, Les deux fragonard, lançado em 1989. Em 1995, dirige seu segundo longa-metragem, Juliette – um amor alucinante, uma comédia com Fabrice Luchini e Philippine Leroy-Beaulieu. Após Trois Huit, em 2001, drama inspirado num fato sobre assédio moral em empresas, Philippe Le Guay volta a fazer uma crônica mais leve com Le coût de la vie em 2003 e Du jour au lendemain em 2005. Em 2011 lança o filme As mulheres do 6º andar, que recebe três nomeações ao César de 2012 e Carmen Maura vence na categoria melhor atriz coadjuvante. Seu ator-fetiche, Fabrice Luchini, interpreta o papel principal em Pedalando com Molière, filme de 2013, apresentado pelo diretor no Festival Varilux de Cinema Francês do mesmo ano.
SERVIÇOS:
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ABERTURA
04/06 – sábado:
17h – exibição de “Pedalando com Molière”, de Philippe Le Guay.
19h – exibição de “As mulheres do sexto andar”, de Philippe Le Guay.
06/06 – segunda-feira:
14h30 – exibição de “Pedalando com Molière”, de Philippe Le Guay.
16h30 – MasterClass com o diretor de cinema Philippe Le Guay.
19h – estreia do filme “Flórida”, de Philippe Le Guay.
ENTRADA GRATUITA
Local: MIS Cine Santa Tereza(R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza).
FESTIVAL VARILUX
Data: 8 a 22 de junho
Programação: http://variluxcinefrances.com/2016/cidade/belo-horizonte-mg/.
Ingressos: de acordo com a bilheteria dos cinemas.
Filmes em cartaz:
- Abril e o Mundo Extraordinário, de Franck Ekinci.
- Agnus Dei, de Anne Fontaine.
- Um Belo Verão, de Catherine Corsini.
- Chocolate, de Roschdy Zem.
- A Corte, de Christian Vincent.
- Os Cowboys, de Thomas Bidegain.
- Um Doce Refúgio, de Bruno Podalydès.
- Flórida, de Philippe Le Guay.
- Um Amor à Altura, de Laurent Tirard.
- Lolo, o Filho da Minha Namorada, de Julie Delpy.
- Marguerite, de Xavier Giannoli.
- O Novato, de Rudi Rosenberg.
- La Vanité, de Lionel Baier.
- Viva a França!, de Christian Carion.
Grande clássico, 50° aniversario de lançamento:
- Um Homem e Uma Mulher, de Claude Lelouch. Palma de Ouro 1966 e Oscar do Melhor Filme Estrangeiro 1967