A Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX) começou sua programação hoje (1/6), na Serraria Souza Pinto, com o primeiro dia da rodada de negócios. Durante toda a tarde, produtores e realizadores submeteram seus projetos a compradores de canais de televisão e distribuidoras. Em paralelo o público participou de painéis temáticos e assistiu às primeiras exibições da mostra “Imagem e Construção”.
Um dos destaques da programação do primeiro dia foi o painel com os produtores indianos Anamika Kalia e Arjun Pandey, que expuseram as oportunidades de cooperação com a Índia e apresentam cases do país. Eles ainda ressaltaram a grande participação do cinema indiano no mercado cinematográfico, com a Bollywood, nome dado à maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional.
Ainda pela manhã, a Codemig realizou a entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Empresa Tendência. Por meio do edital de seleção pública, três categorias distintas foram contempladas: Empresa Destaque, conquistada pela Cândida Mariá; Empresa Inovadora, alcançada pela Adô Atelier de Criação; e Design Criativo, prêmio obtido pela Manoel Bernardes Joias. A iniciativa, promovida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), estimula a indústria da confecção, calçados, bolsas e acessórios em geral, além de valorizar a excelência na gestão, o empreendedorismo e a inovação nos processos produtivos do setor, proporcionando aumento da competitividade dos produtores mineiros nos mercados nacional e internacional.
A programação inteiramente gratuita segue até domingo com 66 painéis e palestras com especialistas nacionais e internacionais, mostra de filmes e exposição sobre o audiovisual em Minas e no Brasil e vai até 5 de junho. Amanhã, a programação começa às 10h com painéis sobre criação de canais digitais na era digital, adaptação literária para as telas e games, o mercado de documentários e um encontro com representantes do CineBrasilTV.