Para celebrar o dia do Ceramista, lembrado todo 28 de maio, um conjunto de ateliers se uniram e promovem o primeiro ‘Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de Portas Abertas’. O evento reúne 30 ateliers e acontece em Belo Horizonte, Tiradentes, Uberaba, Nova Lima, Esmeraldas, Contagem, Caeté e Brumadinho.
O público tem a oportunidade de vivenciar as técnicas mais atuais e antigas da arte ceramista. Além disso, poderá participar de oficinas, inauguração de atelier, queimas e abertura de fornos, modelagem no torno e à mão, exposição de peças e oficina de pintura em cerâmica. “A ideia é mostrar ao público o valor do nosso trabalho, que leva tempo devido a delicadeza, detalhes e manuseio da matéria, mas muitas vezes é pouco reconhecido. Também queremos que os clientes consumam a cerâmica no dia a dia, não apenas em épocas casuais”, conta a artista plástica de Belo Horizonte, Erli Fantini, 71 anos.
Na capital mineira, os ateliers participantes irão promover aulas, demonstração de construção e acabamento de peças no torno, esmaltação, montagem de fornos, exposição de peças e ações coletivas. Para as crianças, haverá oficina com argila no atelier de Teresa Nasci, na quinta-feira, 26 de maio.
Na cidade de Uberaba, os artistas plásticos Hélio Siqueira e Paulo Miranda participam de um bate-papo no atelier da professora e ceramista Regina Rodrigues na UFU – Universidade Federal de Uberaba, sobre a técnica da cerâmica, fornos de Garrafão (baixa temperatura) e Noborigama/Anagama (alta temperatura). Em Caeté, o público vai se surpreender com a oficina de modelagem com barro e queima de raku com abertura do forno promovido pelos espaços.
O DuoArte Ateliê, localizado na cidade de Esmeraldas, também irá participar do evento. Entre a programação constam demonstrações de técnicas de torno, placa e raku de microondas. “A cerâmica é tradicional em Minas Gerais e permite um trabalho artístico, mas precisa ser mais divulgado, pois temos artistas extraordinários no Estado, e o número só cresce. Daí a importância dos ceramistas participarem de todos esses eventos que são produzidos”, explica o ceramista Celson da Silva, 74.
A programação completa pode ser conferida neste mapa interativo: http://bit.ly/1Vi3kVa
SERVIÇO
Evento: Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de Portas Abertas
Data: 28/05/2016
Programação completa: http://bit.ly/1Vi3kVa