
Os artistas mineiros têm novas datas para o planejamento de suas viagens pelo programa Música Minas da Secretaria de Estado de Cultura. Foi publicado, no Diário Oficial do Estado, errata referente a alteração das agendas do edital. As mudanças foram realizadas mediante consultas públicas com a classe sobre a temática. Acesse o edital com errata: http://goo.gl/XbG6Rg .
Segundo a superintendente de Interiorização e Ação Cultural, Manuella Machado, a SEC entende a importância das contribuições da sociedade civil. “Nestes momentos de diálogo outras demandas foram levantadas, porém, não puderam ser incorporadas ao edital de 2016 por alterarem a condição de concorrência do edital que está em vigência. A expectativa é que o próximo edital absorva as solicitações”.
Novas datas
PERÍODO PREVISTO PARA A VIAGEM | PRAZO PARA ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS |
06/07/2016 a 05/10/2016 | Até 30/05/2016 |
06/10/2016 a 31/12/2016 | Até 20/08/2016 |
Outras mudanças
Além das datas, o edital passou por demais modificações.Uma refere-se à proposta de execução coletiva, disposta no item 5.11. Com a mudança, o recurso será depositado na conta de cada um dos integrantes do grupo e não somente creditado ao proponente como anteriormente. Com isso, haverá uma desoneração de uma taxação alta do proponente, uma vez que o Imposto de Renda será retido individualmente, facilitando reembolso e diminuindo eventual carga excessiva.
Já a alteração no item 6.1.4 orienta que os documentos deverão ser apresentados em uma única via com as folhas rubricadas, numeradas sequencialmente e encadernadas. A mudança garante a integridade dos projetos, de maneira que não seja adicionado nenhum documento posterior após o envio e protocolo na SEC, promovendo uma maior segurança jurídica para ambas as partes.
Música Minas 2016
O segmento musical mineiro independente e autoral ganha incentivo, impulso e fôlego para disseminar sua vocação pelo Brasil e pelos cinco continentes. A Secretaria de Estado de Cultura lança o edital Música Minas – Intercâmbio 2016, com estímulos que totalizam R$ 700 mil. As inscrições são correntes e valem para viagens programadas para até o dia 31 de dezembro deste ano.
Podem participar deste edital integrantes da cadeia criativa e produtiva da música, com residência permanente em Minas Gerais. Os inscritos podem apresentar trabalho próprio, inclusive quando em participação em evento de reconhecimento ao trabalho desenvolvido, como premiações e homenagens; realizar residência artística; participar de cursos ou atividades de capacitação na área da música.
Edital de 2015
O Música Minas conquistou êxitos em 2015. A totalidade de recursos disponíveis para o programa no ano passado foi repassada aos proponentes dos projetos que foram selecionados. Desta maneira, o edital de 2016 cumpre o papel de oferecer um suporte contínuo à classe, preocupando-se com a não interrupção do projeto.
No ano passado, a SEC ajudou a exportar o talento mineiro. Mais de 80% das propostas tinham destino internacional. Na mesma toada, além de deslocar os músicos do Estado, o Música Minas trouxe para as terras mineiras artistas de várias nacionalidades, o que configura o caráter de intercâmbio da iniciativa. Ao todo, 198 artistas foram beneficiados, em 58 propostas aprovadas.
Essa troca refletiu em um estreitamento de laços entre Minas e o mundo. Com isso, a SEC intensificou relações institucionais com órgãos oficiais e de ensino de vários países, como consulados, embaixadas e universidades.
Faça a pré-inscrição: http://goo.gl/evgd0A
Acesse os documentos do edital: http://goo.gl/3sprzA
por alterar a condição de concorrência do edital que está em vigência