
Vinte e cinco painéis gigantes com fotos - muitas delas inéditas - sobre a tragédia do rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, compõem a exposição “Paisagens que Transformam – um olhar em busca de vida”. A mostra será inaugurada no dia 16 de maio (segunda-feira), às 15 horas, no Museu dos Militares Mineiros, equipamento cultural dedicado à memória e à atuação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura.
A abertura da exposição marca o início das atividades da 14ª Semana de Museus no Museu dos Militares Mineiros e conta também com a participação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da PMMG e do BIOS – Bombeiro Instrumental Orquestra Show.
As imagens mostram Bento Rodrigues antes e depois da tragédia, marcando a mudança da paisagem local, bem como reproduzindo a atuação das instituições militares estaduais. Para compor a temática das fotos, foi montado um ambiente cenográfico, que combina lama, roupas, brinquedos, sapatos e pedaços de madeira, remetendo à condição do distrito depois da tragédia.
As fotos traduzem o trabalho dos Bombeiros nas operações de resgate no local em conjunto com o esforço para manter a segurança da Polícia Militar. Junto à mostra, acontecem também visitas mediadas, oficina, palestras, seminário e mesa redonda.
Wagner Augusto Soares de Aguino, 1º Sargento do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais e um dos organizadores da exposição, explica o conceito da mostra, feita com registros fotográficos tirados pelos profissionais militares ou pessoas da comunidade local. “A exposição foi concebida sob o olhar daquele militar, bombeiro ou policial, que estavam na frente de trabalho e que vivenciaram a tragédia. A cenografia que compõe a exposição recria o ambiente encontrado depois da chegada da lama. Por sua vez, o seminário vai reunir bombeiros, especialistas da área de segurança e outros agentes envolvidos nas operações, para debater a atuação dos órgãos e as implicações sociais e políticas da tragédia, no intuito de elaborar mecanismos que impeçam novos acidentes desta proporção”.
PROGRAMAÇÃO
16 de maio - 15h – Abertura da exposição fotográfica Paisagens que Transformam – um olhar em busca de vida, composta por fotografias de Mariana antes e após o rompimento da barragem, demonstrando a mudança da paisagem local e a atuação das instituições militares estaduais.
17 a 20 de maio - 10h às 18h – Visitas mediadas com oficinas e palestras de prevenção a acidentes domésticos e ressuscitação cardiopulmonar.
18 e 19 de maio – das 19h às 22h – Seminário e mesa redonda Paisagens que Transformam, com a participação de órgãos de resposta que trabalharam em Bento Rodrigues. Local: Instituto Metodista Izabela Hendrix – Rua da Bahia 2020, Lourdes, Belo Horizonte – MG.
SERVIÇO
Evento: 14ª Semana de Museus – Paisagens que transformam
Data: 16 a 21 de maio de 2016
Horário: Segunda a sexta – 10h às 17h
MUSEU DOS MILITARES MINEIROS
Endereço: Rua dos Aimorés 698 - Funcionários
Informações: (31) 3273-4489