
A programação cultural será intensa na cidade de Congonhas durante o mês de maio. O recém-inaugurado Museu de Congonhas é um dos destaques da 14ª Semana Nacional de Museus e, a partir do dia 16, oferecerá uma diversificada programação aos seus visitantes, com visitas guiadas, palestras e cursos, shows, espetáculos teatrais e lançamentos literários. Toda a programação é gratuita.
Dia 18, quando se celebra o Dia Internacional dos Museus, a agenda será especial. Às 10h, haverá a palestra “Aleijadinho – Vida e Obra”, ministrada pelo Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, sobre a vida e obra do expoente barroco. “A participação do Secretário contribui, de sobremaneira, para ampliar as reflexões propostas, neste ano, em que todos os museus nacionais discutem a interferência positiva nas cidades e nas paisagens culturais”, afirma Sérgio Rodrigo Reis, diretor do Museu de Congonhas.
A abertura da Semana de Museus acontece com um feito inédito. Pela primeira vez a Fundação Clóvis Salgado realiza uma parceria com esta cidade história para promoção e intercâmbio de ações culturais a serem realizadas no Museu de Congonhas. A assinatura do termo de parceria, dia 16, às 15h, em Belo Horizonte marca o diálogo entre as duas instituições e prenuncia a abertura de uma exposição de arte mineira no Museu ainda em junho.
As ações continuam nos dias seguintes à Semana Nacional de Museus. No dia 25, às 14h, o apresentador Tutti Maravilha fará ao vivo do Museu de Congonhas a transmissão do programa “Bazar Maravilha”, da Rádio Inconfidência. Um pouco mais tarde, às 20h, o projeto Roteiro das Minas receberá o poeta e músico Arnaldo Antunes e a multiartista Beatriz Avezedo. Os dois farão um espetáculo exclusivo no anfiteatro do Museu.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
A professora e historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é um dos destaques da agenda na Semana Nacional de Museus. Um dos principais nomes da pesquisa artística e histórica sobre o tema no Brasil, ela assinará, dia 17, um termo de doação de seu acervo para a Biblioteca do Museu. Livros de arte e história da pesquisadora, integrarão permanentemente este espaço, com previsão de início de funcionamento ainda no primeiro semestre de 2016. A programação conta ainda com o pesquisador Fábio França apresentando ao público, no dia 19, seu novo livro: “Arte e Paixão – Congonhas de Aleijadinho”.
Promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a 14ª Semana Nacional de Museus terá como tema este ano “Museus e Paisagens Culturais”. O evento, o maior do gênero no país, conta com a participação de 1.236 museus de todo o país, que oferecerão ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Em Congonhas foi montada uma agenda especial inspirada no tema. As atividades dos museus do município são pensadas para dialogar com a paisagem no entorno por meio de interface com as tradições culturais materiais e imateriais e o patrimônio histórico.
SOBRE O MUSEU DE CONGONHAS
Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu de Congonhas está instalado em um edifício de 3.452,30 m², construído ao lado do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, a partir de um projeto do arquiteto Gustavo Penna. O prédio contempla em três pavimentos sala de exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas.
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, para onde o Museu dedica sua principal atenção, está localizado no Morro Maranhão, na zona urbana de Congonhas. Sua construção teve início em 1757 e se estendeu até o começo do século XIX. Trata-se de um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Basílica, escadaria em terraços decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão e seis capelas com cenas da Via Sacra, contendo 64 esculturas em cedro em tamanho natural. No conjunto, trabalharam os artistas de maior destaque do período, como o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), e o pintor Manoel da Costa Athaíde (1760-1830).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA – MUSEU DE CONGONHAS – MAIO DE 2016
Semana Nacional de Museus
•Dia 16: 15h
Abertura da Semana de Museus com a assinatura da parceria do Museu de Congonhas com o Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado.
•De 17 a 22: 9h às 17h
Ação educativa - "Ofícios da Fé".
Sinopse: Visitas guiadas ao Santuário e ao Museu de Congonhas divulgando o patrimônio imaterial de Congonhas, simbolizado pelos antigos fazeres ligados à tentativa de representação do universo sagrado.
•Dia 17: 17h
Assinatura da Doação do Acervo da pesquisadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira para a Biblioteca do Museu de Congonhas.
Sinopse: A pesquisadora dedicou a vida a estudar o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Sua principal coleção de livros será doada para o Museu de Congonhas.
•Dia 18: 10h às 12h
Exposições "Patrimônio Mundial do Brasil" e "Interpretação do Sítio Histórico de Congonhas"
Sinopse: Visitas guiadas às exposições que ressaltam a importância internacional do patrimônio de Congonhas.
• Dia 18: 10h
“Aleijadinho – Vida e Obra”
Sinopse: O maior arista brasileiro de todos os tempos deixou sua obra-prima em Congonhas e será tema da palestra a ser ministrada pelo Secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo.
• Dia 18: 20h
Concerto com a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto
Sinopse: O grupo preparou uma noite especial com repertório do argentino Astor Piazzolla.
• Dia 19: 19h
Banda Sinfônica da SME de Congonhas
Sinopse: Apresentação dos músicos do projeto Arte na Escola.
•Dia 19: 20h às 21h
Lançamento do livro "Arte e Paixão - Congonhas do Aleijadinho", de Fábio França
Sinopse: O pesquisador dedicou a vida para pesquisar sobre os temas que reuniu neste livro de referência.
• Dia 20: 20h
Estréia do espetáculo “E assim falou o Boca”, com o grupo Boca de Cena
Sinopse: Intervenção cênica no Museu de Congonhas inspirada na obra de Gregório de Matos Guerra (1636-1695) e Padre Antônio Vieira (1608-1697).
• Dia 25: 14h
“Bazar Maravilha no Museu de Congonhas”
Sinopse: O programa de rádio cultural de mais tradicional de Minas, comandado por Tutti Maravilha, será transmitido ao vivo pela Rádio Inconfidência (BH) e Educativa FM (Congonhas), direto do Museu de Congonhas neste “Dia Internacional dos Museus”.
• Dia 25: às 19h
Apreciação dos Grupos de Cordas, Sopros e Orff do Projeto Garoto Cidadão-Fundação CSN - (resultado das oficinas de Masterclass)
Sinopse: Alunos do projeto estarão no Museu de Congonhas com os resultados de suas experimentações artísticas.
• Dias 25: 20h
Roteiro das Minas: Oficinas + Espetáculo com Arnaldo Antunes e Beatriz Azevedo.
Sinopse: A passagem dos modernistas em Minas, em 1924, foi um divisor para a cultura brasileira. Artistas contemporâneos se inspiram naquele momento na criação de espetáculos exclusivos para o Museu de Congonhas.
Mais informações em http://www.congonhas.mg.gov.br/.