Neste sábado (30/4) será inaugurado o Ateliê Erli Fantini, no distrito de Palhano, em Brumadinho. Além da queima de peças de cerâmica em forno Noborigama, no local serão expostas obras de 13 ceramistas. O evento, com entrada gratuita, será de 12h às 18h.
Participam da queima Erli Fantini, Sonia Imanishi, Roberto Lott, Carmelita Andrade, Paulo Neves, Susana Fornari, Laila Kierulff, Claudia Resende, Eny Amorin, Iuri Chacham, Helena Bicalho, Fernando Poletti e Eraldo Pinheiro.
O FORNO NOBORIGAMA
O Noborigama alcança até 1.280°C de temperatura e as peças permanecem dentro dele durante 72 horas. As queimas acontecem quase como rituais. São organizadas equipes que se revezam, dia e noite “alimentando” o forno com lenha, para não deixar a temperatura baixar.
Nessa técnica, as peças são levadas ao forno sem esmalte e queimadas durante um longo tempo, até que as cinzas comecem a cair sobre elas e produzam texturas surpreendentes, de diferentes cores e nuances.
O resultado sempre estará ligado à trajetória do fogo dentro do forno. Quanto mais lento for o processo, mais tempo a cinza terá de se depositar sobre a cerâmica e produzir efeitos. A temperatura no nível mais alto funde as cinzas, formando-se o esmalte. Não dá para prever totalmente o resultado, o que enche o momento da queima de surpresas.
ERLI FANTINI
Erli Fantini , aos 72 anos de idade, é organizadora da Feira de Cerâmica de Belo Horizonte, que acontece duas vezes por ano no Mercado Central. Nascida em Sabará, é graduada em 1971 pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde foi aluna de Jarbas Juarez, Álvaro Apocalypse, Liliane Dardot, entre outros. Ali, ela teve os primeiros contatos com a cerâmica, pintando peças que desenhava e eram executadas por ceramistas da cidade. Integrou sua formação artística fazendo curso de cerâmica com Celeida Tostes (1977) e Megumi Yuasa (1977); curso de escultura com Amilcar de Castro (1979-1980), onde desenvolveu projetos de escultura, durante um ano; curso de desenho com Luiz Paulo Baravelli (1980) e curso de papel artesanal com Marlene Trindade, no XIV Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina (1981). Em 2014 a ceramista teve o seu trabalho exposto na mostra “Chão”, no Sesc Palladium.
A CERÂMICA EM BRUMADINHO
Ao falar sobre a arte da queima de cerâmica em Palhano, é impossível não se lembrar de uma senhora que, aos 70 anos, começou a trabalhar com este material. Toshiko Ishii fez cerâmica durante mais de 20 anos, inspirando a todos com seu enorme entusiasmo pela cerâmica e pela vida.
Nascida em Kyoto, 1911, ela chegou em 1970, à fazenda Palhano, onde construiu seu ateliê e passou a ser para Erli Fantini uma referência. Hoje todos artistas são contagiados pela busca constante de aprendizado dessa técnica de queima japonesa.
SERVIÇO
Abertura do Ateliê Erli Fantini
Local: Rua dois, 345, Distrito de Palhano - Brumadinho/ MG
Data: 30 de abril
Horário: 12h às 18h