Com o objetivo de incentivar a criação literária nacional, a revista CHAMA terá seu primeiro número lançado no sábado (30 de abril), no Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi), a partir de 12h.
Projeto da jornalista e escritora Flávia Denise, a revista nasceu do estranhamento que ela sentiu ao descobrir que, entre suas leituras, havia mais nomes estrangeiros do que brasileiros. Foi quando percebeu que, apesar de efervescente, a produção literária nacional tinha pouca oportunidade de vazão e, por isso, idealizou a revista CHAMA.
“Senti um incômodo ao perceber que minhas leituras, principalmente quando buscava escritores contem- porâneos, passavam por outras línguas que não a minha. E, buscando esse ‘grande autor brasileiro’, percebi que teria que ir, eu mesma, atrás de gente que escreve, mas muitas vezes não tem oportunidade de publicar, e descobrir os textos que estão escondidos”, diz Flávia.
Com 64 páginas e periodicidade semestral, CHAMA tem como objetivo incentivar a criação literária e mostrar a produção inédita de novos nomes para o mundo. Em sua primeira edição, a nova publicação oferece artigos sobre a arte de escrever, ferramentas para escritores (como concursos literários e dicas de livros sobre escrita), além de contos inéditos de autores brasileiros. Tudo isso é acompanhado de ilustrações dos mais variados estilos.
Entre os envolvidos estão Jacques Fux (autor de “Antiterapias” e “Brochadas” e ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura de 2013), que colaborou com um texto sobre seu processo criativo. Também assinam artigos Thiago D’Evecque (site Pequenos Deuses e autor de “Limbo”), sobre grupos online para escritores e Ana Paula Bisoli (blog Despreguiçando), sobre procrastinação.
Com contos inéditos, contribuiram jornalistas como Marcelo Faria (Estado de Minas), Fábio Corrêa (O Tempo, ex-Deutsche Welle) e João Renato Faria (O Tempo, ex-Veja BH), além de gente que tem outros relacionamentos profissionais com a escrita, como Larissa Lima (tradutora de fonética para o Google em Londres) e Flávia Batista (revisora de textos). Provando que o talento para a escrita pode vir de outras áreas, um mestre em matemática, Renan Santos, e um engenheiro de computação, Rodrigo Diniz, também colab- oram nesta primeira edição.
A CHAMA ainda conta com duas entrevistas: uma com Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais, que fala sobre os 50 anos do “Suplemento Literário” de Minas Gerais; e outra com a escritora Carol Rodrigues, autora de "Sem Vista para o Mar", que ganhou os prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional como melhor livro de contos de 2015, que conta sobre sua trajetória na escrita.
A professora de moda da UNA, Maria Adircila Starling, a Didi, se responsabilizou pela parte visual da revista e convidou colegas, ex-alunos e ilustradores de Belo Horizonte para fazer uma versão visual das histórias narradas na CHAMA. Os desenhistas Acir Piragibe, Amanda Buzatti, Augusto Molinari, Day Lima, Flávio Poddighi, Glau Viana, Izadora Luz, Jane Fernandes e Rita de Magalhães assinam as ilustrações da revista, que é impressa em miolo preto e branco e capa colorida.
Serviço
Lançamento da revista CHAMA
Sábado, 30 de abril, das 12h às 14h
Café com Letras - Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi
64 páginas (R$ 10)
Informações e contato para entrevistas: João Renato Faria (31) 99687-4874
Imagens em alta resolução no www.revistachama.com