
O grupo de dança contemporânea de Ipatinga, “Hibridus”, está de malas prontas para Berlim, onde irá, junto ao artista Chaim Gebber, do Tanz Fabrik Berlin, desenvolver seu novo trabalho autoral. A empreitada de formação artística e de divulgação dos espetáculos mineiros é viabilizada pelo edital Circula Minas – Intercâmbio 2015.
O período de residência da companhia se inicia amanhã (10) e vai até o dia 26 de novembro, no espaço Theaterhaus, instalado na capital alemã. O foco principal da viagem é a construção de um novo trabalho, sob a direção de Gebber, serão também apresentados os solos ‘Prumo’, de Wenderson Godoi, sob a orientação de Marcelo Evelin/PI, e ‘V de Tela’, de Rosângela Sulidade, com direção de Dudue Herman/BH.
Esta é a segunda vez que o Hibridus tem Chaim, como coreógrafo. A primeira vez foi em 2003, com o trabalho “Abrindo Minhas Gavetas”. Luciano Botelho, Maria Cloenes, Rosângela Sulidade e Wenderson Godoi fazem parte do corpo artístico da companhia.
A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, contemplou, ainda neste mês, outras seis propostas de circulação de artistas mineiros pelo Brasil, Alemanha, Uruguai, Chile e Portugal. Acesse o resultado.
Circula Minas
O edital dispõe de R$ 300 mil destinados para artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares, com residência permanente em Minas Gerais, para participarem de atividades prioritariamente culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras de reconhecido mérito. O Circula Minas refere-se à seleção de viagens que estejam previstas entre 20 de agosto e 15 de dezembro de 2015.
A implementação inédita do edital, o aumento do valor do recurso, a pré inscrição online e a transparência nos critérios de participação e avaliação são algumas das novidades da edição que reafirmam o compromisso da SEC com a democratização e ampliação dos mineiros ao acesso à cultura.
Por Aline Rosa de Sá