Documento mostra indicadores e análises para acompanhamento do setor.
Já está disponível no site do Observatório do Turismo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a edição de outubro do relatório “Panoramas e Tendências do Turismo em Minas Gerais”, que faz parte da série de documentos orientadores com indicadores e análises para acompanhamento do atual cenário e análises das perspectivas para o setor. O objetivo é contribuir para melhor compreensão da conjuntura e para a construção e desenvolvimento de estratégias mais assertivas – para isso, o relatório passa por atualizações periódicas em função das constantes mudanças de cenário.
Nesta edição, o relatório “Panoramas e Tendências do Turismo” buscou abordar a retomada das atividades, principalmente nos meses de agosto e setembro, mas com foco na perspectiva dos viajantes. Para além da reabertura do comércio e consequente volta do funcionamento dos estabelecimentos, verifica-se também uma mudança na postura dos turistas, conforme pesquisas sobre preferências feitas com o público, como no caso do índice de isolamento social.
Nesse aspecto, dados recolhidos pelo aplicativo de monitoramento do trânsito Waze apontam que o Brasil já registra 82% do fluxo de navegação que havia sido registrado no mês de janeiro, período anterior à pandemia. Além disso, os dados também demonstram preferência por destinos próximos de casa (64%), utilização de veículos próprios (61%) e que o público está evitando locais muito frequentados (59%).
Já em pesquisa direta com o público, realizada pelo blog Viaje na Viagem quanto à volta das viagens, na segunda quinzena do mês de julho, percebeu-se três grandes grupos, com relação a quando viajarão novamente: 35% afirmam que vão viajar ainda em 2020, 33% não planejam viajar este ano, enquanto 32% ainda não sabem. Entre os que pretendem viajar neste ano, metade considera se locomover de avião (50,6%), ao passo que 45% têm intenção de usar o próprio carro.
Por fim, dando continuidade à pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado no mês de setembro com relação a intenção de viagem por parte dos seguidores do perfil do Instagram @VisiteMinasGerais, os resultados também indicam maior confiança em voltar a viajar ainda em 2020: em relação à próxima viagem, em setembro, o público que estava disposto a viajar nos próximos 30 dias ao da realização da enquete passou de 46% para 50% em relação a agosto, sendo que em viagens para os próximos 90 dias, esse valor passou de 67% para 69%; em relação ao tempo de permanência, cresceu de 16% para 70% o número de pessoas que pretendem passar o fim de semana ao invés de realizarem uma viagem de “bate e volta”, ou seja, estão dispostos a ficarem hospedados no destino; em relação a qual meio de transporte utilizar, a maioria continua a preferir viajar de carro (75%) do que ônibus ou avião (25%)
O relatório “Panoramas e Tendências do Turismo em Minas Gerais” está disponível AQUI em duas versões: completa e resumida.