Novidade deste ano é o foco nas ações regionais ; prazo para cadastrar iniciativas vai até 17 de agosto
Estão abertas as inscrições para o “Portfólio Boas Práticas Regionais no Turismo 2020”, publicação que reúne ações que servem de exemplo para o desenvolvimento local do turismo em Minas Gerais. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), como forma de fomentar e incentivar práticas inovadoras e sustentáveis nas atividades turísticas, em continuidade ao que foi iniciado em 2019, com o “Portfólio de Boas Práticas Municipais”.
O objetivo do documento é também contribuir para o fortalecimento do turismo em Minas Gerais por meio d
a difusão de projetos que apresentaram bons resultados em sua aplicação em regiões mineiras. As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) certificadas pela Secult têm até o dia 17/8 para cadastrar as iniciativas inovadoras no formulário disponível AQUI.
Entre as categorias de boas práticas, neste ano a novidade é uma voltada à segurança sanitária, fator importante para a retomada da atividade turística em um contexto mundial. As divisões consistem em: infraestrutura turística; informação turística; valorização das culturas locais e dos saberes tradicionais; qualificação profissional dos serviços associados ao turismo; promoção e apoio à comercialização; empreendedorismo e captação de investimentos; pesquisas e monitoramento; gestão descentralizada do turismo; e economia, responsabilidade social e segurança sanitária no contexto pandêmico.
Reconhecimento, potência turística e inspiração
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, afirma que “é de extrema importância que as IGRs se envolvam nesse processo, porque, além de proporcionar reconhecimento, destaque e divulgação às ações desenvolvidas pelos municípios integrantes, fortalecendo a atuação das entidades, é uma forma de contribuir para que todos conheçam como os desafios no setor turístico vêm sendo enfrentados e superados, principalmente em tempos de isolamento social em função da pandemia”.
![]()
Para Marina, o compartilhamento destas iniciativas serve de base para novas ações nas mais variadas regiões do estado, “o que fortalece a política de regionalização do turismo da Secult e também demonstra a potência turística de Minas Gerais e as diversas formas encontradas pelos municípios mineiros para fortalecer o turismo”. “Mesmo que as atividades sejam aplicadas considerando as características e especificidades de cada local, as boas práticas já servem de inspiração para que estratégias semelhantes sejam desenvolvidas”, lembra a subsecretária.
Após o prazo do envio das iniciativas pelas IGRs, a Superintendência de Políticas de Turismo da Secult, em parceria com outros setores da pasta, inicia o processo de seleção, em que são consideradas ações que sejam inovadoras, que sirvam de exemplo para todas as regiões e que possam ser compreendidas como boas práticas em relação aos eixos de promoção, governança e sustentabilidade.
A estimativa é de que o portfólio “Boas Práticas Regionais do Turismo 2020” seja publicado em dezembro deste ano.

