Live apresentou ao público esclarecimentos sobre as diversas formas de financiamento por meio de cooperativas em Minas Gerais.
Como as pequenas e micro empresas dos setores de turismo e cultura podem ter acesso a financiamentos junto às cooperativas de crédito espalhadas por Minas Gerais? Essa foi uma das perguntas respondidas na live “Soluções Financeiras do Cooperativismo de Crédito”,da série #SecultAoVivo, realizada na manhã desta sexta-feira (26/6).
O encontro on-line, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), foi transmitido ao vivo pela plataforma Google Meets e contou com a mediação da diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), Maria Eneila. Ela conduziu a troca de ideias entre o superintendente administrativo e financeiro do Sicoob Central Cecremge, Geraldo Martins, e o diretor-superintendente do Sicoob Central Credminas, Elson Rocha Justino.
O tema desta live foi definido após equipes técnicas da Secult identificarem a dificuldade de pequenos e micro empreendedores em conseguir acesso a linhas de crédito que auxiliam a manter a saúde financeira de suas empresas, principalmente em função da crise causada pela Covid-19.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, explica que também é parte do projeto #ARtesalva a prestação de informações sobre acesso a políticas públicas e linhas de crédito, tanto para empresas do turismo quanto para o setor da cultura. “As cooperativas de crédito são diferentes dos bancos tradicionais, por isso, podem ter taxas e prazos mais atrativos, oferecendo alternativas variadas para financiamento de pequenos negócios. Este evento vai trazer esclarecimentos a empreendedores do turismo e da cultura sobre as opções oferecidas pelas cooperativas presentes no estado”, diz.
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Durante a live, os convidados e a mediadora explicaram como funciona o cooperativismo de crédito e o que a modalidade de negócio representa para Minas Gerais. “Temos mais de 20% da população mineira envolvida com o cooperativismo, e isso mostra o quanto ele é forte no nosso estado. Quando as empresas e empreendedores trabalham coletivamente percebem vantagens como melhora na competitividade e maior visão e otimização de custos, por exemplo”, pontuou a mediadora Maria Eneila. Já Elson Rocha comentou que “o Estado enxerga o cooperativismo como instrumento de políticas públicas, e isso é muito importante. É bom ressaltar que é também um instrumento de apoio a todos os negócios e à economia de Minas Gerais”.
Geraldo Martins falou sobre os números do cooperativismo no mundo – 3 milhões de cooperativas que reúnem 1,2 bilhão de pessoas, sendo que as 300 maiores do mundo têm faturamento de 2,1 milhões de dólares. Além disso, ele apresentou as soluções financeiras e os benefícios que os pequenos e micro empreendedores têm de aderir à modalidade. “O atendimento é personalizado, as taxas de juros nas operações de crédito são as melhores, a garantia e a segurança são as mesmas dos bancos tradicionais, os recursos são alocados na região do cliente e as cooperativas garantem a participação de resultados”, explicou.
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, em sua mensagem de agradecimento aos participantes da live, comentou sobre a importância de abrir a discussão do tema para que os empreendedores conheçam as oportunidades disponíveis. “É fundamental saber que há outras portas que se abrem para oferecer crédito para pequenas e micro empresas do turismo e da cultura. E a Secult está de portas abertas às cooperativas de crédito para pensar soluções, propostas, estratégias de aproximar os dois setores dessas possibilidades e para apresentar as demandas do turismo e da cultura para, quem sabe, pensar na criação de produtos específicos para empreendedores desses dois segmentos. Nossos esforços têm sido sempre no sentido de minimizar os impactos dessa crise e promover o diálogo entre as classes com muita clareza e transparência”, concluiu Marina.
A subsecretária aproveitou a fala, ainda, para convidar os participantes para a próxima live da #SecultAoVivo, que está prevista para o dia 3 de julho e será sobre a plataforma de produtos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para os setores do turismo e da cultura.