Capacitação foi realizada por meio da plataforma de ensino a distância da pasta.
Turismo sustentável, gestão e planejamento turístico foram alguns dos temas tratados no curso de Introdução ao Turismo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A última turma concluiu o curso em maio, pela plataforma de ensino a distância, com 167 pessoas certificadas até o momento. A emissão de certificado é feita à medida que os participantes concluem a avaliação do curso, requisito que, junto com a nota da avaliação final, é necessário para obter o documento.
A capacitação desta turma, que começou em abril, tem o objetivo de preparar gestores, agentes públicos e privados e demais pessoas interessadas no tema. A carga horária de 30 horas foi dividida em tópicos como cadeia produtiva do turismo; importância do planejamento turístico e participativo; turismo sustentável e gestão e fortalecimento do trabalho regional integrado.
A Diretoria de Capacitação e Qualificação da Secult foi a responsável por acompanhar e auxiliar os alunos, que tiveram direito a material didático composto por textos, documentos acadêmicos, vídeos, apresentações infográficos, links e exercícios para fixação do conteúdo.
A superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, explica que a oferta de cursos de capacitação gratuitos e online é uma ação frequente da pasta para incentivar a busca por conhecimento dentro da cadeia do turismo. Ela considera a plataforma de ensino a distância uma ferramenta fundamental, principalmente em tempos de distanciamento social. “É uma área que demanda muito planejamento e atualizações constantes, ainda mais em meio à crise que estamos vivenciando. O curso Introdução ao Turismo foi uma boa oportunidade para quem pode aproveitar o tempo de quarentena para melhorar sua qualificação e se preparar melhor para as oportunidades que virão após as atividades turísticas voltarem. Ficamos felizes com a participação e empenho dos alunos”, concluiu.
Os próximos cursos gratuitos e a distância da Secult previstos para 2020 serão sobre “Marketing Turístico – Estratégias para Promover Meu Destino”; “Elaboração do Plano Municipal de Turismo”, “Regionalização do Turismo”, “Operacionalização do Sistema de Inventário da Oferta Turística de MG” e “Geração de Relatório e Apresentação de Dados: Uso de Ferramentas Gratuitas”. As datas de cada um serão divulgadas no início do segundo semestre deste ano.
Foto Miniatura: Pedro Vilela