
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, inaugurou nesta segunda-feira (26/8) o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o primeiro aeroporto do país a receber uma unidade integrada de segurança pública. Foi anunciada, também, a operação de um novo voo internacional para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul Linhas Aéreas, com, no mínimo, três frequências internacionais semanais para o destino.
Além disso, foi assinado entre o governo de Minas e a Azul um termo aditivo ao protocolo de entendimentos vigente, para ampliar a oferta de voos regionais e domésticos no estado. O presidente da companhia aérea, John Rodgerson, anunciou novos voos de Confins para Salvador, Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro (aeroporto Santos Dumont), São Paulo (aeroporto de Guarulhos), Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares.
O governador, que foi ao evento acompanhado pelos secretários de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública e Infraestrutura e Mobilidade, destacou a importância dos investimentos para a economia mineira. “Esses novos serviços são mais um passo no sentido de uma Minas Gerais que volte a crescer e se desenvolver de maneira sustentável”, disse Zema.
“Temos a excelente notícia de que o número de passageiros em Minas, com relação ao ano passado, cresceu surpreendentes 7%, o que que é um número muito maior que o geral do Brasil, que sequer atingiu 1%. Isso demonstra que estamos na direção correta”, destacou o governador.
Estímulo ao turismo
Os bilhetes para Fort Lauderdale começam a ser vendidos nesta segunda-feira (26/8) e a previsão é de que os voos sejam iniciados pela Azul em 16 de dezembro. Serão mantidos os voos internacionais com destino a Orlando e Buenos Aires, com um total de três frequências internacionais semanais para cada um desses destinos. Para os voos internacionais, a oferta de assentos deve ser de, no mínimo, 3.001 lugares semanalmente.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, está sendo implantado pelo Estado um pacote de incentivos que deverá ser negociado empresa a empresa. “À medida em que a companhia aérea aumenta a oferta de assentos nacionais e internacionais, ela passa a ganhar redução tributária para o querosene de aviação. Com isso, temos a esperança de duplicar muito rapidamente o número de voos nacionais e internacionais”, apontou.
Matte destacou, ainda, que Minas Gerais vem registrando aumento do fluxo de turistas e da ocupação hoteleira, e os novos voos representam um passo importante em direção à melhoria da logística de acesso, um dos grandes desafios para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Comemoramos que só nestes primeiros oito meses o número de turistas em Minas Gerais aumentou em 8%, enquanto a taxa de ocupação hoteleira cresceu 10% no estado, que era nossa meta de ocupação hoteleira para o ano inteiro”.
Cisp
A inauguração do Cisp é uma iniciativa pioneira no país e visa integrar, em um mesmo espaço físico, serviços oferecidos pelas forças de segurança pública e de defesa social nas esferas estadual e federal, objetivando a redução dos índices de criminalidade e ampliando a praticidade, a qualidade no atendimento, a agilidade e o aumento da sensação de segurança do público aeroportuário. Anteriormente, cada força de segurança tinha seu próprio espaço isolado no aeroporto. Agora, esse trabalho será unificado para garantir mais celeridade nos atendimentos prestados aos cidadãos.
O objetivo é centralizar as demandas de segurança, otimizar respostas integradas e melhorar a infraestrutura das forças estaduais no aeroporto, onde circulam mais de 50 mil pessoas/dia. O novo espaço, localizado no andar térreo do Aeroporto de Confins, possui seis estações de trabalho, destinadas aos profissionais das forças de segurança (Sejusp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DEER).
Há também uma sala de custódia/acautelamento. Na estrutura, haverá plantão 24 horas por dia das Polícias Militar e Civil, além de um totem de autoatendimento disponível para acesso do público geral aos serviços oferecidos pela Delegacia Virtual da Polícia Civil.
Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG