
O Cine Humberto Mauro recebe os filmes finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na 6ª Mostra de Filmes Finalistas, que percorrerá 14 cidades e 8 estados brasileiros. Com 22 filmes na programação gratuita, a mostra busca incentivar a participação do público por meio do voto popular, exibindo longas como Infiltrado na Klan (2018), O Processo (2018) e Bohemian Rhapsody (2017). A votação pode ser realizada por meio de formulário online, disponível em (http://academiabrasileiradecinema.com.br/).
Segundo Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro, a parceria entre a Academia Brasileira de Cinema e a Fundação Clóvis Salgado oferece a possibilidade de exibir lançamentos que não costumam fazer parte da programação usual do CHM. “Além disso, trata-se de uma oportunidade única para o público conferir na grande tela e de maneira gratuita filmes ibero-americanos e brasileiros que não encontraram espaços de exibição na cidade ou que ficaram em cartaz por pouco tempo”, observa o gerente.
Pela primeira vez o Grande Prêmio se torna itinerante e, além de transitar entre o eixo Rio de Janeiro – São Paulo, chega também ao norte e nordeste do país. Segundo Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema, trata-se de um movimento de aproximação dos profissionais do setor em âmbito nacional, celebrando a diversidade da indústria cinematográfica no Brasil.
Na mostra, estão grandes sucessos de bilheteria como Infiltrado na Klan (2017), filme dirigido por Spike Lee, que, durante a itinerância da mostra, será exibido em apenas três cidades. A trama, baseada em fatos reais, acompanha um policial negro infiltrado no grupo extremista KluKluxKlan para impedir ataques racistas. Outro grande sucesso norte-americano que integra a mostra é Bohemian Rhapsody (2018), longa dirigido por Bryan Singer que acompanha o surgimento da banda Queen na década de 1970 e os sucessos e excessos do cantor Freddie Mercury ao longo dos anos.
Um dos filmes brasileiros em destaque é Chacrinha: O Velho Guerreiro (2018), de Andrucha Waddinton, que narra a trajetória de José Abelardo Barbosa, desde o momento em que abandona a faculdade de medicina até se tornar Chacrinha, o alter ego mais querido do Brasil. Também é destaque O Processo (2018), documentário de Maria Augusta Ramos que mostra a crise política brasileira desde 2013, por meio de imagens das votações e discussões que determinaram a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff.
Já entre os filmes íbero-americanos, a gerência do Cine destaca Uma Noite de 12 Anos (2018), de Álvaro Brechner, que companha José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro, militantes que lutam contra a ditadura local, mas acabam sendo presos em ações distintas e encarcerados, sobrevivendo à tortura e à alienação da sociedade sem saber se seriam soltos algum dia.
Mostra de Filmes Finalistas - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Organizada pela Academia Brasileira de Cinema com o apoio de parceiros locais, a 6a edição da Mostra acontecerá entre os dias 11 de julho a 14 de agosto, nas cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Sousa (PB), Cajazeiras (PB), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Rio de Janeiro (RJ), Maricá (RJ), Mendes (RJ), São Paulo (SP), Novo Hamburgo (RS) e Passo Fundo (RS).
SERVIÇO
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Período: 7 a 14 de agosto
Local: Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537)
Endereço: Av. Afonso Pena 1.537 – Centro
Ingressos gratuitos com retirada 1h antes de cada sessão
Informações para o público: (31) 3236-7400
Informações para a imprensa:
Júnia Alvarenga: (31) 3236-7419 | (31) 99179-1215 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vítor Cruz: (31) 3236-7378 l (31) 99317-8845 l Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.