
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Sebrae com dados de 2017, os negros formam o maior contingente de empreendedores no Brasil, cerca de 51%. O grupo representa ainda 38,8% dos pequenos negócios no país, contra 32,9% dos brancos, assumindo o topo do ranking dos empresários já estabelecidos e iniciantes.
Olhando para esse cenário, o BDMG Cultural, em parceria com o Hubble Hub, está abrindo as suas portas para importantes discussões sobre empreendedorismo negro, cultura e inovação.
No dia 9 de julho, às 15h, a Galeria de Arte BDMG Cultural vai receber um encontro sobre Empreendedorismo Negro, com Adriana Barbosa, fundadora da maior feira negra do Brasil, a Feira Preta, e Zaika Santos, multi-artista, pesquisadora e cientista do Afrofuturismo. O acesso é gratuito mediante retirada de ingresso pelo Sympla.
Serão abordados temas como empreendedorismo, Afrolab (laboratório de promoção de conhecimento e apoio ao empreendedorismo) e Preta Hub, um acelerador dedicado a empreendedores negros. Arte, ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente também serão discutidos.
Conheça melhor as palestrantes:
- Adriana Barbosa
Adriana é idealizadora da maior feira negra do Brasil, a Feira Preta, em São Paulo. O projeto é o espelho das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos. Em 2017, foi homenageada como um dos 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial.
- Zaika dos Santos
Fundadora e coordenadora geral da Saltosoundsystem, uma iniciativa de empoderamento de mulheres negras cis/trans e homens negros trans, Zaika está à frente na Nok e Nagô, um projeto de artes visuais. Zaika é uma importante agitadora cultural em Belo Horizonte e reconhecida, também, por sua atuação na produção cultural, música e educação.
Serviço
Empreendedorismo Negro, com Adriana Barbosa e Zaika dos Santos
Dia 9 de julho, às 15h
Galeria de Arte BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso pelo Sympla
Mais informações: 31 3219-8691