
O auditório JK, na Cidade Administrativa, foi palco da solenidade que contemplou os vencedores do 3º prêmio Inova Minas. O evento, realizado esta manhã (21), premiou os servidores Adriana Barbosa e Bruno Takahashi, da Secretaria de Estado de Cultura, na categoria “Iniciativas Implementáveis do Sucesso”. Os profissionais criaram o sistema digital utilizado na eleição do Conselho Estadual de Política Cultural em 2016, que possibilitou a ampliação do número de participantes e permitiu um maior engajamento do público votante.
Adriana Barbosa, assessora da presidência da Rede Minas, falou sobre a proposta. “Por ter sido a primeira vez que a eleição foi realizada de maneira digital, entendemos que era uma iniciativa interessante para ser inscrita. Por meio da plataforma digital conseguimos ampliar de maneira significativa o número de participantes”, destacou Adriana.
Bruno Takahashi, assessor e analista de Desenvolvimento da equipe de T.I., destacou os pontos positivos do trabalho. “Na plataforma de eleição do Conselho Estadual de Política Cultural tivemos como norte técnico a universalização do acesso aos interessados em contribuir com o voto”, explica Bruno.
Prêmio Inova Minas
Criado com o intuito de estimular iniciativas, por parte dos servidores estaduais, o prêmio tem como foco a criação e inclusão de ideias inovadoras que venham a contribuir para a melhoria na prestação dos serviços públicos. Dividido em duas categorias, “Iniciativas Implementáveis do Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis”, a premiação avaliou trabalhos com funcionalidade já comprovada e outros que pudessem vir a ser implantadas. Os vencedores foram contemplados com um prêmio no valor de R$ 5 mil reais.
A premiação é organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão.
Confira os ganhadores do 3º Prêmio Inova Minas Gerais
Categoria: Iniciativas Implementadas de Sucesso
Modalidade: Inovação em Políticas Públicas
1º lugar:
Eleição digital do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec): ampliando a participação e a representatividade regional nas políticas públicas de cultura em Minas Gerais
Autores: Adriana de Cássia Barbosa (Fundação TV Minas) e Bruno Takahashi (Secretaria de Cultura)
2º lugar:
Vigiles - Revista de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública
Autores: Alina Vasconcelos, Camila Wenzel, Drielle de Sousa, Eduardo de Paula Lima, Filipe Silvano Andrade, Marcus Vinicius Maia e Wagner Augusto Soares (Corpo de Bombeiros)
3º lugar:
EaD sem fronteiras: Língua Brasileira de Sinais nas Minas Gerais.
Autores: Emanuel de Oliveira Marra e Rosana Bastos (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese), Emiliana Drumond, Izabela Cristiane Cairo, Lorna Azevedo, Priscila Fontes e Tuender de Lima (Universidade do Estado de Minas Gerais)
Menção Honrosa:
Tratamento de efluentes na garantia da saúde da família e na conservação do solo e água.
Autor: Diego Cesar Rezende (Emater)
Modalidade Inovação em Gestão Governamental
1º lugar: Implantação do Processo Eletrônico no Governo do Estado de Minas Gerais
Autores: Alber Vinicius da Silveira, Danielle Mara Ferreira, Edimilson Leonardo de Oliveira, Fabrício Salum, Lucas Araújo, Matheus Henrique dos Santos e Michel Gonzaga (Secretaria de Planejamento e Gestão)
2º lugar: SEF Atendimento - O papel da tecnologia na disseminação da transformação digital do serviço público
Autores: Jane de Freitas, Lintz Veloso, Lúcia Helena Lopes, Luzia Alves, Mariana da Cruz e Solange Silva (Secretaria de Fazenda)
3º lugar: Regras de ouro do Sistema Prisional
Autores: Adão Jairo Porto, Jéssica Carolina Zinato e Márcio José da Silva (Secretaria de Administração Prisional)
Menção Honrosa: Chatbots de Ajuda - comunicação assertiva com os servidores
Autores: Daniel Vinícius Ramos, Gabriela Siqueira, João Vitor Fonseca, Luiz Flavio Lopes e Renato Tiago Junio (Secretaria de Planejamento e Gestão)
Categoria: Ideias Inovadoras Implementáveis
Modalidade: Inovação em Políticas Públicas
1º lugar: Cidadão Fiscal: Política Pública de Educação Fiscal
Autores: Hudson Botelho, Irina Coelho, Pedro Vinicius Campos e Rodrigo Eduardo Castilho (Secretaria de Fazenda)
2º lugar: Assistência técnica gratuita
Autores: Andrea Rios e Bruna Souza (Secretaria de Cidades e de Integração Regional)
3º lugar: Segurança no uso da internet: interação e discussão virtual entre os estudantes da rede estadual sobre ciberbullying e outros riscos da exposição online
Autor: Marcos Ferreira (Secretaria de Educação)
Menção Honrosa: Projeto Vida Saudável
Autoras: Ana Lúcia Hermógenes, Hellen Gonçalves, Kelly Cristina Welsch, Maria Regina de Oliveira e Silva, Regina Andrea Duraes e Silvana do Nascimento (Utramig)
Modalidade Inovação em Gestão Governamental
1º lugar: Big data e Inteligência fiscal: O uso da ciência dos dados para ganhos de receita e cobranças socialmente justas do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD)
Autor: Cristiano Pacheco (Secretaria de Fazenda)
2º lugar: Implementação de novo protocolo de regularização ambiental nas nove SUPRAMs e SUPPRI vinculadas à SEMAD, através de Peticionamento no Sistema Eletrônico de Informação - SEI
Autores: Anderson Lima, Breno Lasmar, Flávia Maria Simão e Giuliano Bonazzi (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)
3º lugar: SEAP Farma
Autores: Breno Miguel, Edson Luiz dos Santos, Jéssica Carolina Zinato, Márcio Antônio Vieira Júnior, Marcio José da Silva, Marco Tulio Cortezão e Mateus Pereira (Secretaria de Administração Prisional)
Menção Honrosa: Solicitação e Acompanhamento de Recursos de Multa online
Autores: Danielle Mara Ferreira (Secretaria de Planejamento e Gestão) e Fernando Antonio Bezerra e Lydia Alvarenga de Figueiredo (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais)