
Desde 2002, o Jovem Instrumentista BDMG proporciona o intercâmbio de conhecimento entre profissionais consagrados e expoentes da nova geração musical mineira. Até o dia 7 de junho, músicos mineiros, ou residentes no estado há mais de dois anos, com até 25 anos, poderão se inscrever gratuitamente e concorrer a bolsas de estudo de 30 horas/aula. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da instituição, www.bdmgcultural.mg.gov.br.
Cada candidato poderá se inscrever com apenas um instrumento. Os músicos serão avaliados por uma comissão julgadora, em uma audição na qual apresentarão um programa de música popular brasileira com até 10 minutos. Serão selecionados 10 candidatos, que receberão bolsas de estudo, com professores indicados pelos próprios alunos, em comum acordo com o BDMG Cultural e com os instrumentos com os quais concorreram.
Ao final do período de aulas, alunos e professores participarão de um show, em dezembro. Esta é uma oportunidade de apresentar o resultado dos seis meses de aprendizado e de tocar ao lado de seus mestres e referências musicais.
Pelo programa, já passaram músicos que hoje são consagrados no cenário instrumental, como Thiago Delegado, Rodrigo Torino, Warley Henrique, Lucas Telles, Frederico Heliodoro, entre outros. A vibrafonista Natália Mitre, eleita a melhor instrumentista do 18º Prêmio BDMG Instrumental, ao lado de Camila Rocha, participou do Jovem Instrumentista em 2016. Na ocasião, Natália fez aulas com o músico Rafael Martini.
“O incentivo promovido pelo BDMG Cultural no Jovem Instrumentista foi, sem dúvida, muito importante para mim. O que nós recebemos do projeto é a maior e a mais poderosa ferramenta para o crescimento de um músico: o estudo. Poder estudar com quem admiro e me inspiro musicalmente foi uma experiência que ficará para sempre registrada em mim e na minha música”, conta.
Para mais informações sobre o edital, basta acessar o site do BDMG Cultural, www.bdmgcultural.mg.gov.br.
Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3219-8691.