
Aproveitando o 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Voz Ativa desta segunda-feira, 07 de maio, às 22h15, na Rede Minas, coloca em debate o tema da Reforma Trabalhista, com o sociólogo e escritor Ruy Gomes Braga Neto. Estudioso e crítico da nova legislação, que entrou em vigor em novembro de 2017, o convidado faz uma análise das alterações da lei e o seu impacto na vida do trabalhador. Na entrevista, ele faz uma reflexão sobre o fim da contribuição sindical obrigatória, contrato intermitente de trabalho, férias fracionadas, jornada e banco de horas entre outros assuntos, bem como analisa questões como a terceirização de atividades profissionais e a Reforma da Previdência.
Formam a bancada para a entrevista, além do apresentador Florestan Fernandes Júnior, os jornalistas Renato Franco, da Rede Minas, e Heloísa Mendonça, do jornal El País Brasil; o juiz do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Guilherme Guimarães Feliciano; o economista do Dieese e pesquisador em Demografia Econômica, Frederico Melo; e o professor de Economia da Faculdade Una, Paulo Feitosa.
Ruy Braga Neto é especialista em sociologia do trabalho e professor livre-docente da USP. Sua tese “A política do precariado” foi finalista do prêmio Jabuti 2013 na categoria de Ciências Humanas, quando de sua publicação pela Boitempo Editorial. Foi vice-diretor do departamento de Sociologia dessa mesma instituição. Atualmente preside a Comissão Geral de Recursos Humanos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas — FFLCH-USP e é um dos coordenares do grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Sociologia. É também editor das revistas Outubro e Societies Without Borders, e colunista do Blog da Boitempo, com o qual colabora mensalmente.
No programa, o professor Ruy Braga fala do fim dos sindicatos como o conhecemos hoje: “vamos ver a reinvenção do sindicalismo e vivenciar um novo modelo”, observa. Segundo ele, há distorções da CLT, perda crescente dos direitos dos trabalhadores, acumulação de renda e alerta sobre o estado de indigência de alguns grupos de trabalhadores brasileiros: “o boia-fria urbano já existe”, frisa Braga na entrevista.
O Voz Ativa vai ao ar também pela internet no www.redeminas.tv. O telespectador pode interagir com a atração via redes sociais: pelo facebook.com/mais vozativa, twitter.com/mais vozativa, instagram.com/mais vozativa e youtube.com/mais vozativa.
O programa conta com edição especial para rádio, que vai ao ar pela Inconfidência FM (100,9), às terças-feiras, às 21h, e pela Inconfidência AM (880), aos domingos, às 22h.