
A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil traz a Belo Horizonte e Ouro Preto a banda gospel “Oscar Williams & the Band of Life”. A visita da banda gospel busca promover entendimento cultural entre brasileiros e norte-americanos. O grupo também se apresenta nas cidades de Salvador, Porto Alegre e Brasília. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura é uma das apoiadoras. Em BH a apresentação acontece na sexta (4) no Teatro Francisco Nunes, e em Ouro Preto os artistas sobem ao palco da Casa da Ópera no sábado (5). Todas as apresentações são gratuitas e sujeitas à disponibilidade de assentos.
Durante a passagem pelas cidades brasileiras, a banda também ministrará oficinas para estudantes de conservatórios de música e universidades.
Oscar Williams & the Band of Life
Oscar Williams & the Band of Life têm um histórico considerável na música. A banda foi formada em 2000 como um conjunto de música gospel e, desde então, passou a incorporar outros estilos e vários músicos e cantores dos Estados Unidos. Esse grupo inovador começou a viajar pelo país logo após o lançamento de seu primeiro CD intitulado “Unstoppable”. O CD teve boa recepção, ficando inclusive na lista dos 40 álbuns de gospel mais tocados da Billboard. Logo depois, Oscar começou suas viagens internacionais com uma turnê pela Alemanha, Suíça e Itália. Até agora, Oscar e sua banda participaram de várias apresentações de grande repercussão, entre elas: a celebração de Natal pelo Papa João Paulo II no Vaticano, (Roma 2001 – 2002), como backing vocals em diversas apresentações da pop star europeia Elisa e em comemorações natalinas na República Tcheca, na Áustria e na França. Em 2010, Oscar concorreu e foi escolhido entre mais de 100 candidatos como artista do programa Rhythm Road: Music Abroad [Estrada do Ritmo: Música no Exterior] e nomeado embaixador da música dos Estados Unidos da América.
Esse prestigiado programa, patrocinado pelo Departamento de Estado, remonta à década de 1960 e era conhecido como programa Embaixador do Jazz. Artistas como Dizzy Gillespie, Duke Ellington e Louie Armstrong foram pioneiros desse programa e iniciaram a rica tradição de músicos americanos que viajam pelo mundo todo para contatar, ensinar e treinar pessoas, contribuindo assim para que várias culturas tenham uma percepção melhor dos Estados Unidos da América. Em 2010, Oscar e sua Band of Life foram enviados a Chipre, Líbano, Polônia e Romênia como embaixadores da música gospel por seis semanas. Durante esse período, reuniram-se com o embaixador dos EUA em cada país, realizaram vários workshops educacionais, deram master classes e concertos com salas lotadas. Oscar sensibilizou e mudou o coração de incontáveis estrangeiros que enviaram ao Departamento de Estado seus testemunhos de como a música e as apresentações inspiraram suas comunidades.
Em 2011, Oscar concorreu novamente e foi escolhido Embaixador da Música. Dessa vez ele e sua banda foram enviados para as Américas do Sul e Central, especificamente para Colômbia, Argentina, Chile, Equador e Guatemala. A resposta foi fantástica! Formaram-se vários relacionamentos com estudantes, instituições educacionais, organizações comunitárias e músicos locais enquanto a Band of Life mais uma vez cantava os gloriosos sons da música gospel para plateias que invariavelmente aplaudiam de pé. Essa turnê permitiu a Oscar trabalhar com diversos grupos de pessoas, inclusive alunos do ensino fundamental e estudantes selecionados de conservatórios de música. O objetivo de cada master class e workshop foi apresentar um histórico da música americana baseada no gospel e demonstrar vários estilos de canto associados com o jazz e o gospel. A banda também ensinou aos estudantes e às plateias músicas tradicionais americanas, e seus membros também se tornaram alunos da cultura local aprendendo canções folclóricas da região, participando de fóruns comunitários e jam sessions. As experiências adquiridas com essas interações dotaram Oscar e sua banda de recursos para explorar novas oportunidades de ensinar e apresentar ao mundo toda a riqueza da música americana.
Apresentações abertas ao público em Minas Gerais:
Belo Horizonte:
Data: 4 de maio (sexta-feira)
Local:Teatro Francisco Nunes
Endereço: Av. Afonso Pena, s/n – Centro
Horário: 19h
Entrada Franca – sujeito à disponibilidade de assentos
Retirar ingressos uma hora antes na bilheteria do Teatro
Telefone: (31) 3338-4010
Ouro Preto:
Data: 5 de maio (sábado)
Local:Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto
Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, nº 104 – Centro
Horário: 19h
Entrada Franca – sujeito à disponibilidade de assentos
Telefone: (31) 3338-4010