
Em sua 34° edição, o Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale), realizado na didade de Felício dos Santos, recebeu mais de 10 mil visitantes para a festa que reuniu cerca de vinte e nove municípios do baixo, médio e alto Jequitinhonha, além de representantes de sete estados e cinco países.
Promovido com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, o evento contou com uma programação recheada de oficinas, feiras, apresentações de teatro, shows, concursos literários e musicais. O palco aberto para o público manifestar sua criatividade também foi uma das atrações.
O secretário-adjunto de Estado de Cultura, João Batista Miguel, esteve no Festivale e pôde constatar a pujança da iniciativa para a difusão da riqueza cultural da região. “O governador Fernando Pimentel e o secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo têm dedicado especial atenção ao Festivale. Tivemos um aumento significativo da disponibilidade de recursos em relação aos anos anteriores. Isso porque entendemos que o Festivale reverbera a rica cultura dos vales para Minas Gerias e para o Brasil. A cidade de Felício dos Santos e as entidades culturais envolvidas merecem todo o reconhecimento do governo do estado. Parabéns a todos”, pontua João Batista Miguel.
O Festivale surgiu em 1980 e, desde então, só não foi realizado três vezes. O evento teve início a partir da iniciativa de três estudantes universitários da região que buscavam evidenciar a riqueza cultura dos vales.