
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) lançou o seu novo site, neste mês de junho. A arquitetura de informação e design foram elaborados após pesquisas em portais de instituições da área de patrimônio cultural do Brasil e de outros países, considerando o alinhamento feito entre Iepha-MG, Secretaria de Estado de Planejamento e a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado de Minas Gerais. O endereço do site é www.iepha.mg.gov.br
Com uma linguagem atual que busca acompanhar as inovações tecnológicas, o novo portal eletrônico foi planejado para atender às necessidades dos diferentes perfis de usuários, que poderão acessá-lo de qualquer lugar pelo tablet ou smartphone. Além do aprimoramento do leiaute, o cidadão conta ainda com um rico acervo fotográfico dos diversos bens culturais espalhados por Minas Gerais.
Os programas, serviços e ações do Instituto estão acessíveis no novo site, como o ICMS Patrimônio Cultural, a Casa do Patrimônio e Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o que irá facilitar a consulta feita pelo usuário. Publicações produzidas pelo Iepha, como o Guia de Bens Tombados e os Cadernos do Patrimônio, também estão disponíveis para leitura.
Outra novidade é que o usuário poderá pesquisar sobre o patrimônio cultural protegido pelo Iepha-MG por categorias: materiais, imateriais ou inventariados. São mais de 140 bens tombados, quatro registros reconhecidos como patrimônio imaterial de Minas Gerais e um inventário cultural de proteção, o Rio São Francisco.