Evento que reúne arte, diversidade, gastronomia, artesanato e cultura será realizado na Casa de Cultura do Distrito e em outros espaços (Foto: Asscom Faop)
O projeto Sextas Abertas, idealizado pelo Núcleo de Arte & Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), pela primeira vez, é realizado em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, nesta sexta-feira (10). A programação oferece ao público atividades culturais, artísticas e gastronômicas, voltada para crianças, jovens e adultos da comunidade.
Logo no início da tarde, na Casa de Cultura e na Escola Estadual Antônio Pereira, os participantes poderão escolher entre a oficina de Criação de Personagens Pop-Up, com o artista gráfico Fernando Siqueira e a oficina de Culinária Angu à Baiana (com versão vegetariana), ministrada por Rose Buffet. Para o público infantil, de 6 a 10 anos, haverá a oficina de Criação de Bichinhos com Folhas e Galhos Secos, com Rosemeire de Paula. Na sequência, Gislaine Matos conduz a oficina de Criação de Brincos e Colares com Resíduos Têxteis e, paralelamente, na Gruta Nossa Senhora da Lapa, Filipe Leite e Aline Barbosa coordenam a oficina de Educação Ambiental Espeleológica Conhecendo o Fantástico Mundo das Cavernas e os Encantos da Gruta Nossa Senhora da Lapa.
Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto pela Faop, Rachel Falcão, “a extensão das ações do Sextas Abertas para os distritos busca não apenas ampliar ainda mais o acesso do público a uma programação artístico-cultural de qualidade, como também valorizar as referências culturais locais e promover a vitalidade criativa da comunidade”. A programação de rua, em frente à Igreja Queimada, começa a partir das 16h com a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia. E o público poderá aproveitar, ainda, o espetáculo cênico-musical Trupe Sons do Brasil e o show com a Banda dos Primus, que fecha a noite em clima de festa e celebração cultural.
O projeto Sextas Abertas-Edição 2025 é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com idealização e co-realização da Faop, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI - Inteligência em Eventos, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.

