Secretário Leônidas de Oliveira (ao centro) lança novas rotas para impulsionar o turismo em Minas Gerais (Foto Renata Garbocci/Secult-MG)
Com o lançamento de novas rotas turísticas, ampliando a oferta de experiências e a integração de territórios, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), encerrou, nesta sexta-feira (25/4), sua participação na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. As novas rotas foram estruturadas em parceria com Sebrae Minas, Codemge e diversos parceiros regionais e municipais, e estão alinhadas à promoção dos destinos mineiros e à política de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento.
Enquanto o turismo nacional recuou em janeiro (-6,1%) e iniciou uma leve recuperação em fevereiro (+2,9%), Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro e deve encerrar o primeiro quadrimestre com crescimento acima da média nacional. Os resultados refletem investimentos consistentes do Governo de Minas: apenas em fevereiro, foram destinados mais de R$ 6 milhões aos municípios participantes do ICMS Turismo, beneficiando 581 cidades.
Novas rotas
A Rota Caparaó Mineiro convida os visitantes a explorarem os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, onde paisagens de montanhas imponentes e cachoeiras encantadoras revelam um destino de contemplação e natureza exuberante. “A Rota Caparaó reflete o protagonismo do interior na construção do turismo mineiro. Aqui, o visitante encontra experiências autênticas que geram renda, pertencimento e desenvolvimento para as comunidades locais”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
A Rota Vulcânica, por sua vez, percorre os municípios de Poços de Caldas, Caldas e Andradas, no sul da Mantiqueira de Minas, território de origem vulcânica com forte tradição em turismo de saúde, enoturismo e experiências termais. Já a Rota Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço conecta 11 municípios em um percurso que une parques naturais, serras, cidades históricas e vales entre Lagoa Santa e Diamantina.
“Os lançamentos que fizemos na MTM 2025 representam um novo capítulo para o turismo em Minas Gerais. Estamos conectando territórios, fortalecendo experiências autênticas e mostrando ao Brasil e ao mundo que Minas é múltipla, diversa e preparada para receber com excelência. É o turismo como motor de desenvolvimento e identidade”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
A participação do Governo de Minas na MTM 2025 foi marcada por quatro estandes temáticos – Cordilheira do Espinhaço, Mantiqueira de Minas, Cozinha Mineira e Turismo da Fé – que apresentaram ao público nacional as riquezas culturais, históricas e gastronômicas do estado. Outra atração foi a campanha “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”, lançada em parceria com a Prefeitura Municipal. A proposta reforça a vocação turística, mística e cultural da cidade do Sul de Minas, com foco na promoção nacional e internacional do destino.
Passaporte da Esperança
No campo do turismo religioso, o estande inédito Turismo da Fé foi palco do lançamento do Passaporte da Esperança, idealizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte em preparação para o Jubileu de 2025. O projeto convida os visitantes a percorrerem 19 Igrejas Jubilares da capital mineira em uma jornada de fé, espiritualidade e valorização do patrimônio cultural. “O turismo religioso em Minas Gerais é expressão viva da fé do nosso povo e uma ponte que une espiritualidade, cultura e desenvolvimento para nossas comunidades”, afirmou o Padre Wagner Calegário, Reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.
Capitólio também teve destaque na programação com o lançamento da terceira edição do Salão Náutico Capitólio (SNC), que será realizado de 24 a 27 de julho na Marina Escarpas, no Lago de Furnas. O evento é considerado o maior do setor náutico em Minas Gerais e deve movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios, além de atrair cerca de 10 mil visitantes. “O Salão Náutico Capitólio é uma vitrine estratégica que conecta nossa cidade ao setor náutico nacional, impulsionando o turismo, gerando negócios e promovendo o Lago de Furnas como destino de lazer e aventura”, destacou o secretário municipal de Turismo, Cristiano Lopes Ventura.
O encerramento da MTM 2025, que reuniu mais de 3.000 profissionais do trade turístico de diversas regiões do país e 4.000 visitantes, foi marcado ainda por capacitações e pitchs para agentes de viagem, degustações de produtos típicos e apresentações nas Cozinhas Vivas, consolidando Minas Gerais como um dos grandes protagonistas do turismo nacional. A Minas Travel Market é resultado da parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG) e a BBC Eventos.
Parceria com o Sebrae Minas
Por meio da estratégia Check in Turismo, o Sebrae Minas participa da MTM para apresentar novos destinos ao mercado. Seguindo a segmentação proposta pelo Governo do estado, o Sebrae Minas apoia empresários para estarem presentes na feira como forma de acessarem o mercado turístico e se posicionarem estrategicamente. Os destinos são: Serra do Cipó e Serra do Cabral (Cordilheira do Espinhaço), Monte Verde e Delfim Moreira (Mantiqueira de Minas) e Caminhos Franciscanos e Caminho da Agonia (Turismo Religioso).