Localizada ao norte da imponente Cordilheira do Espinhaço, Grão Mogol ganha os holofotes com o lançamento de três produtos turísticos lançados na WTM. As novas atrações foram oficialmente apresentadas nesta segunda-feira (14), durante o primeiro dia da feira.
Reconhecida por sua beleza natural intocada, trilhas desafiadoras, cachoeiras cristalinas e rica gastronomia típica mineira, Grão Mogol desponta agora como destino estratégico para o ecoturismo e o turismo de aventura no país.
Turismo sobre duas rodas
Entre as principais novidades estão duas expedições de bicicletas elétricas (E-bikes) organizadas pelo Sertões, referência nacional e internacional no universo dos esportes de aventura, já responsável por levar anualmente para Minas Gerais o Sertões MTB, competição de Mountain Bike, em Nova Lima e Ibitipoca.
Os tours, que acontecerão de 5 a 8 de junho e 18 a 21 de setembro de 2025, oferecerão experiências imersivas para pequenos grupos — com apenas 10 vagas por edição — e terão vendas abertas já no dia do lançamento na WTM. A expectativa é de crescimento rápido da iniciativa, com novas datas planejadas para 2026, com expedições bimestrais.
De acordo com Fernanda Hummel, head de sustentabilidade e turismo do Sertões, Grão Mogol foi escolhida como destino-piloto para esse novo produto voltado ao cicloturismo com bicicletas elétricas graças ao seu conjunto único de atrativos naturais, trilhas de nível intermediário e forte apelo cultural.
"Grão Mogol surgiu como primeiro destino desse produto pelo seu potencial entre os destinos de cicloturismo com foco em Ebikes. Alinhado com a proposta da Plataforma Sertões, que é descobrir o Brasil profundo e revelar esses destinos ao grande público, vimos na cidade uma oportunidade de dar visibilidade a um lugar ainda pouco explorado, mas com enorme potencial turístico", explica.
Já Leonora Guedes, CEO do Sertões, ressalta o alinhamento do projeto com a missão da plataforma, além do apelo inclusivo das bicicletas elétricas.
“Quando lançamos a primeira prova do Sertões MTB, em 2022, logo identificamos o crescimento das bicicletas elétricas e seu potencial para o turismo. É um meio de locomoção inclusivo, ideal para diferentes idades e níveis de preparo físico. O contato com a natureza e a descoberta de paisagens únicas fazem parte do DNA do Sertões. Grão Mogol é um lugar incrível, que merece ser vivenciado sobre duas rodas.”, conta.
Roteiros guiados em meio às montanhas de Minas
O município, que já vem chamando a atenção para iniciativas de turismo sustentável, passará a contar também com um roteiro de cicloturismo guiado, organizado pela operadora Logística
Aventura, em parceria com a renomada agência Pisa Trekking, que opera atualmente mais de 300 roteiros na América Latina, Europa, África, Ásia e Oceania.
Em quatro noites, o passeio de bike oferece uma jornada pelas principais paisagens e pontos históricos da cidade, como igrejas centenárias, antigas construções de pedra, vinícolas, banhos de cachoeiras e cenários de tirar o fôlego — uma verdadeira imersão no coração montanhoso de Minas Gerais.
"Somos operadores especializados em turismo de aventura e viagens de bicicleta, atuando há mais de 15 anos nesse setor. Grão Mogol tem se voltado fortemente para o desenvolvimento turístico. O público sempre elogia muito o destino, principalmente pela hospitalidade. Agora apresentamos um produto novo, com a adesão de outros municípios da Cordilheira do Espinhaço. Para quem não quer sair do Brasil, é uma excelente opção com atrativos gastronômicos e bons vinhos.", destaca Nilo Sérgio Lanza, tour leader da Logística Aventura.
Além disso, Grão Mogol será promovida como um destino para trilhas de trekking, voltado para os amantes da natureza e da cultura regional, um outro lançamento da parceria que também vai adentrar nos atrativos turísticos da cidade.
Para Ítalo Mendes, secretário de Turismo de Grão Mogol, os novos roteiros representam uma conquista importante:
"O lançamento desses roteiros em parceria com grandes operadoras de turismo de natureza é o coroamento de um trabalho intenso nos últimos quatro anos para estruturar e divulgar Grão Mogol como destino. Os visitantes vão se encantar com o centro histórico tombado, as trilhas, cachoeiras, hospitalidade, gastronomia mineira e um belo vinho local. O turismo em Minas tem crescido de forma acelerada, e Grão Mogol segue essa tendência, tornando-se um dos destinos mais promissores do país.", destaca.
A presidente da IGR Lago de Irapé, Poliana das Dores Soares Caldeira acredita que as novas atrações reforçam a atratividade da Cordilheira do Espinhaço como um destino de ecoturismo e turismo de aventura. “A beleza natural e a rica cultura da região são verdadeiros tesouros que merecem ser explorados. Com as expedições de E-bikes e os roteiros guiados, estamos oferecendo experiências únicas que conectam os visitantes à natureza e à história local. É um passo importante para consolidar Grão Mogol como um dos destinos mais promissores do Brasil" , define.
A participação de Minas na WTM é organizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em parceria com a Codemge, e conta com o apoio do Sebrae-MG, Instâncias de Governança e Prefeituras Municipais que buscam fortalecer o turismo mineiro e posicionar o estado como um dos principais destinos do Brasil e da América Latina.
Foto: Leo Bicalho