“Flora Brasiliensis” reúne pinturas, desenhos e fotografias e fica aberta ao público até dia 31 de março (Foto Edwaldo Cordeiro/Divulgação)
A Biblioteca Pública Estadual, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), abriga, até dia 31 de março, a exposição “Flora Brasiliensis”. Com entrada gratuita, a mostra reúne pinturas, desenhos e fotografias da diversidade e da beleza da flora do Brasil, com destaque para as paisagens e as espécies mineiras, sob a perspectiva de viajantes europeus, cientistas, pesquisadores, fotógrafos e pintores. O público pode conferir a exposição no setor de Coleções Especiais, no segundo andar do prédio da Praça da Liberdade, nº 21, em Belo Horizonte. “Flora Brasiliensis” integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secult, e reafirma a Biblioteca como espaço de cultura e conhecimento.
Segundo um dos organizadores da exposição, o gestor de cultura da Biblioteca Pública, Afonso Andrade, foram selecionadas 18 obras entre as coleções da Biblioteca Mineiriana, Obras Raras e Patrimonial, as quais abrangem um período de tempo significativo, desde o século 19, com expedições científicas e artísticas que buscavam desvendar os segredos da natureza brasileira. Por meio de relatos de viajantes como o desenhista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e o pintor suíço William Michaud (1828-1902), o público é transportado para um Brasil exótico e fascinante. “Tais trabalhos, com ilustrações detalhadas, foram fundamentais para o conhecimento de várias espécies”, explica Afonso Andrade.
Além disso, diários de viagem, ricamente ilustrados, revelam a surpresa e o encantamento diante da natureza do país. A exposição apresenta ao mesmo tempo obras de fotógrafos e pintores dos séculos 20 e 21, que continuam a explorar a temática da flora brasileira; entretanto, com novos olhares e técnicas. Também chama atenção para a importância da preservação da biodiversidade.
Serviço
Exposição “Flora Brasiliensis”
Quando: até 31 de março
Onde: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 – Savassi)
Horário: 8h às 18h
Entrada franca