O Governo de Minas Gerais apresentou uma iniciativa importante para fomentar a cultura e moda mineira durante o 29º salão de negócios do Minas Trend, balcão que aproxima fabricantes e lojistas para fomentar a indústria da moda no Estado. O evento contou a participação da Secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, da Secretária Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, e da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia durante o lançamento do “Passarela Liberdade”, programa executivo para fortalecimento da moda mineira que conta ainda com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Com foco na mineiridade, na economia da criatividade e no desenvolvimento sustentável, econômico e social, o trabalho conjunto entre as pastas garante a transversalidade entre moda, cultura, turismo e desenvolvimento socioeconômico. “O Passarela Liberdade tem muito desse contexto coletivo. Tem contribuição da Secult, da Sedese, da Sede, da Semad, da Fiemg, do Sebrae, da CDL. É um programa vivo, ele está só iniciando. Hoje a gente vai apresentar a estrutura macro, mas depois o programa vai ser detalhado junto com os parceiros em um plano de ação efetivo, para a gente consiga, em quatro anos, implementar um programa executivo de política pública da moda”, definiu Milena Pedrosa, representante da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
O programa tem como eixos norteadores a visibilidade; o protagonismo e promoção; a preservação do patrimônio e memória; o desenvolvimento das cadeias criativas da moda; a inclusão; a sustentabilidade; a inovação; formação e capacitação. A ideia é que ele consiga englobar todas as áreas da cadeia produtiva da moda mineira. “Precisamos destacar a importância da moda na economia da criatividade. É a importância do artesão, da costureira, do designer, do estilista, de todas as pessoas nesse processo”, acrescentou Milena Pedrosa.
Desenvolvimento econômico e social
Um dos pilares do eixo da inclusão é a implementação do Trajeto Moda, programa liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Social que prevê ações para mulheres em diversas situações de vulnerabilidade social. “Ele vai entrar no Passarela Liberdade, mas faz parte de um projeto maior da Secretaria de Desenvolvimento Social que se chama “Percursos Gerais – Uma trajetória para Autonomia”. Temos 1,5 milhão de famílias que precisam sair da vulnerabilidade. É um desafio muito grande e vamos atuar em diversas frentes, e o Trajeto Moda é uma delas”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.
A gestora salientou o papel da moda no desenvolvimento do Estado. “O Governador fala assim: ‘A cidade que mais cresce em Minas está ligada à moda’. Vocês sabem qual é? Nova Serrana. Outra das que mais cresce é Taiobeiras, também por iniciativa da indústria da moda. Então essa indústria é muito importante para Minas Gerais, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o social”, ressalta Elizabeth Jucá.
E uma das ações estratégicas para fortalecer e expandir o setor é aumentar a visibilidade da moda mineira. Para a Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Kathleen Garcia, a criação de selos de origem é um dos caminhos para chegar nesse objetivo. “Temos usado muito os rótulos ‘Feito em Minas’, ‘Feito por Minas’, ‘Feito de Minas’. A ideia é criarmos essa certificação e usarmos o Circuito Liberdade como área para desenvolvimento da moda e dessa economia da criatividade. E o seminário da moda também é importante para essa questão de visibilidade. É importante a gente lembrar que precisamos ‘cacarejar’, precisamos dizer que existimos”, declarou Kathleen Garcia.
Outro eixo de ação capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico é o da inovação. A pasta vai ajudar no desenvolvimento de plataformas e soluções digitais para o segmento da moda, incentivar startups a promoverem e ampliarem os sistemas já criados e promover a expansão do segmento na plataforma Minas Business Connection, vitrine mineira B2B para a promoção e prospecção de negócios de Minas para todo o mundo.
Além disso, a secretaria visa impulsionar a economia da criatividade por meio do fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). “Os APLs são aglomerados de empresas que têm um setor específico. Através desse processo de classificação, de verificação da existência, podemos criar políticas públicas para fortalecê-los, para que aumentem o elo das cadeias produtivas dentro desses APLs”, esclareceu Kathleen
Atualmente, Minas Gerais tem 18 arranjos produtivos reconhecidos no setor de moda, distribuídos pelos segmentos de vestuário, calçados, gemas e joias. Juntos, eles são responsáveis pela geração de 88 mil empregos, em mais de 40 mil empresas mineiras. “A maior parte de APLs que temos é da moda. São 95 cidades envolvidas nos APLs de moda, sendo 73 cidades só com vestuário. A ideia é trabalhar com nossa equipe de arranjos produtivos locais para fortalecer ainda mais esse setor e trazer mais desenvolvimento, mais empresas que possam participar e fechar os elos das cadeias” disse Kathleen, demonstrando a força da indústria da moda.
“Acho interessante pontuar que, nos últimos 4 anos e 3 meses, trouxemos para Minas Gerais R$ 284 milhões de investimentos, dos mais variados setores. E falamos aqui sobre a questão do tecido produtivo. Se a gente imaginar que isso representa mais 300 mil empregos, dá para imaginar o que isso pode afetar em termos do negócio da moda”, complementou a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Sustentabilidade na moda
Na sustentabilidade, será apresentado o projeto Retalho Sustentável, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que propõe a realização de oficinas de capacitação de corte e costura para a criação de novas peças a partir de sobras de tecidos da indústria têxtil. A ação tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de produtos com valor artístico, cultural e econômico, alinhados com práticas sustentáveis que promovem impacto positivo para toda a sociedade, com geração de renda e a redução dos resíduos que são destinados aos aterros. As oficinas, voltadas para catadores e comunidade em geral, serão realizadas no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, que já recebeu 13 novas máquinas de costura.
Ações em todos os eixos
Outras ações do eixo promocional envolvem incluir o turismo de negócios na divulgação de feiras e eventos em BH e em outros polos de moda; disseminar grupos para visitas guiadas às cidades referências da moda em Minas; incentivar o desenvolvimento de lojas e espaços focados em produtos da moda e design mineiros, especialmente os conectados aos equipamentos culturais, hotéis e aeroportos.
Na conservação da memória e patrimônio, um dos projetos é o de resgatar a documentação histórica referente à moda mineira. “A Secult tem o Iepha, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual. Nossa ideia é fazer um levantamento de documentos de memória da moda e circular com uma exposição nesse tema. Também queremos salvaguardar alguns modos de fazer da moda e trabalharmos nesse viés do patrimônio cultural imaterial”, declarou Milena Pedrosa, lembrando do caso dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal:
“No último mês, entregamos a documentação [da candidatura] do Queijo como patrimônio imaterial [para a Unesco] e verificamos como que muda a relação, como salvaguarda os saberes. E sabemos que Minas tem muita coisa nesse sentido na moda, como por exemplo o método do corte centesimal, que foi apresentado no desfile de ontem [Passarela Liberdade]”, contou Milena.
O Governo também vai elaborar, junto à Secretaria de Estado de Fazenda, estudos para análise de tratamento tributário especial do setor da moda. O artifício pretende incentivar o segmento, propiciando a geração de clusters industriais no Estado. Outras medidas incluem ainda a retomada do projeto de implantação da região manufatureira nos Vales e a promoção à exportação de produtos e marcas mineiras criativas.
Formação e capacitação
A qualificação profissional não ficou de fora do programa. Há uma série de ações previstas já neste primeiro momento do Passarela Liberdade, como a parceria com instituições formadoras – compreendidas por Sebrae, Fiemg, Senai, Senar, Uemg e UNA – e criação de programas de estágio para estudantes do setor. A Secretaria de Estado de Educação, o Sebrae, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também vão ajudar na criação de cursos com foco na transmissão dos saberes e fazeres tradicionais de Minas Gerais, criando elos entre o passado e o contemporâneo, como aulas de artesanato para aproveitamento de retalhos.
Salão de Negócios Minas Trend
O Minas Trend chegou à sua 29ª edição como a principal plataforma de geração de negócios do setor de moda no Brasil. Com mais de 15 anos, a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) reúne, nesta edição, 124 estandes e 122 expositores, com o expressivo número de 33 novas marcas. “Em um período pós-pandemia, quando as coisas começam a caminhar, a gente conseguir trazer 33 estreantes é algo que temos que valorizar. São pessoas que acreditam no sucesso do nosso salão de negócios”, avaliou a presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e do Sindivest-JF, Mariângela Miranda Marcon.
Representando a Fiemg, Mariângela identificou a evolução do salão de negócios ao longo do tempo. “A cada dia eu vejo que o Minas Trend está melhor. Na 28ª edição, trouxemos a moda praia, o sleepwear e a lingerie, e deu certo. Agora estamos inovando com mais uma atividade: as empresas de entrega imediata, a maioria delas localizada no Barro Preto. Isso tudo traz visibilidade, traz maior possibilidade de geração de riquezas, e é nesse espírito que estamos trabalhando junto do Minas Trend, para que a gente sempre ofereça o que é de melhor”.
Quem também manifestou seu contentamento com o Minas Trend foi o presidente do Sebrae Minas e da CDL/BH, Marcelo Souza Silva, ambas instituições parceiras do evento. “O Minas Trend é muito importante para Minas Gerais, porque a gente vê a indústria, o comércio, o governo, os serviços, toda a cadeia contemplada”, declarou.
Para ele, a criação e o fortalecimento dos elos entre moda e outras áreas é extremamente produtivo para Minas Gerais. “O Sebrae-Minas trabalha muito com as micro e pequenas empresas, fazendo a conexão de vários setores. Apoiamos 19 marcas ligadas ao segmento de lingeries, fitness, moda praia e sleepwear, em todo o Estado de Minas. Temos também um projeto chamado Integra Moda, que tem por objetivo fazer com que Minas Gerais seja reconhecido como o Estado da moda”.
Foto: Leo Bicalho