Reconhecido como um dos principais eventos do calendário internacional no segmento do turismo, a WTM Latin America registrou mais de 22 mil inscritos em 2023. Elementos da cultura, como a música, as afromineiridades, a moda e a cozinha mineira, além dos principais destinos turísticos de Minas Gerais foram apresentados num estande de 200 metros quadrados, assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco, ambos premiados e celebrados no Brasil e internacionalmente. No espaço, também foi montada uma exposição com peças do artesanato mineiro, em parceria com Sebrae e o Servas, atraindo a atenção do público que circulava pelo pavilhão da Expo Center, em São Paulo.
Representantes do trade turístico nacional e do exterior visitaram o estande de Minas Gerais e aproveitaram para conhecer melhor os atrativos mineiros. Entre os dias 3 e 5 de abril, foram registrados 300 novos atendimentos, o que significa a possibilidade de negócios que podem impactar significativamente o turismo e a economia da criatividade do estado. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apurados pela Subsecretaria de Turismo de Minas Gerais, o impacto econômico gerado a partir desses negócios pode girar em torno de R$ 6 milhões.
Ainda segundo os dados aferidos pela Subsecretaria, 100% dos participantes, que participaram dessa pesquisa, avaliaram a presença do estande de Minas Gerais como “muito importante” ou “extremamente importante” na WTM. Cerca de 69,2% dos entrevistados destacaram o estreitamento de relações com o estado de Minas Gerais como um dos principais benefícios de sua participação na feira.
Turismo cultural
A maior parte dos participantes dessa pesquisa, cerca de 63,6%, atuam diretamente com o turismo cultural (histórico, gastronômico e religioso) e 36,4% atuam com o turismo de natureza/ecoturismo. O primeiro dado dialoga com a constatação de que em Minas Gerais o turismo cultural é o principal responsável por alavancar a atividade turística no Estado. Nesse contexto, vale ressaltar, especialmente, em razão do contexto da Semana Santa, como o turismo religioso vem se expandido no estado, como observa o Subsecretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva Júnior.
“O turismo da fé, e o nosso programa mais recente, o Minas Santa, visa a fomentar esse segmento, promovendo os principais destinos que oferecem programação especial durante a Semana Santa, é o segmento turístico que mais cresce no nosso estado. Também celebramos a cultura da paz convivendo em harmonia com as celebrações de todas as religiões. Muitas pessoas celebram suas devoções nas comemorações tradicionais nas igrejas, com diversas ações, como os tapetes devocionais e os ritos, como as procissões. Mas podemos falar também das apresentações teatrais, como as encenações da Paixão de Cristo, além das festas das religiões de matriz africana e também dos eventos gospel promovidos pelas religiões evangélicas”, acrescenta o Subsecretário.
A feira aconteceu entre os dias 03 e 05 de abril, contou com a participação de importantes autoridades e representantes, dentre eles, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior; o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, além de outras autoridades que estiveram presentes no estande Minas Gerais, como a ministra do Turismo do país, Daniela Carneiro.
Com o objetivo de mostrar e exaltar a cultura mineira, os três dias de feira tiveram ações culturais, além da exposição artesanal fixa, com 23 artesãos de várias regiões de Minas Gerais que foram contemplados na 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Que utilizam de cerâmicas, bordados, esculturas e diferentes matéria-prima, como barro, argila e madeira.
Por meio da parceria da Secult com a Empresa Mineiras de Comunicação (EMC) foi possível a exibição das belíssimas e apaixonantes paisagens do Estado, nas pirâmides espelhadas no centro do estande, projetado e assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo designer Gustavo Greco.
Os sabores de Minas na WTM 2023
A presença marcante da cozinha mineira também teve um espaço especial reservado apenas para ela, em um encontro entre a tradição e a contemporaneidade. É essa a síntese da cozinha do estande de Minas na WTM Latin America, ação que contou com a parceria da CDL BH. Com a reunião do Mercado Central, uma instituição da mineiridade, com os empreendedores do Mercado Novo, que são a grande novidade da capital nos últimos anos, num mesmo balcão de atendimento. Para receber os visitantes, alguns dos ícones da mineiridade como pão de queijo, doce de leite, café coado na hora e quitandas como roscas e biscoitos. Além da presença de representantes Associação Mercado Novo: Cozinha Tupis, Cervejaria Viela, Fermentaria Lambe Lambe, Copa Cozinha, Jetiboca, A Pão de Queijaria e Lamparina Cachaçaria.
Moda Mineira
Em uma ação conjunta com a CBL-BH, foi apresentado um desfile que representa Minas Gerais com a exibição de peças recentes da coleção de quatro marcas mineiras: Apartamento 03, Barbara Bela, Plural e Sapatos de Debora Germani. O desfile na WTM é promovido uma semana antes do início do Minas Trend, que é o principal evento de lançamento de moda do país e cuja 29ª edição será sediada no Minascentro, em Belo Horizonte. A apresentação contou também com trilha sonora elaborada e feita pelo DJ Bittencourt (Bitt) especialmente para o evento. Em diálogo com o conceito do desfile, a trilha exaltou a mineiridade. As modelos desfilaram na alameda central do estande, circulando por todo o espaço.
Tradições culturais de Minas chegam a WTM Latin America
A celebração da afromineiridade com a apresentação dos membros dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, Sul do estado, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda quando a cidade se chamava Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Tradição e religiosidade que emocionaram os participantes
Foto: Leo Bicalho