Reuniões e eventos culturais fizeram parte das agendas pelas cidades de São Lourenço, Soledade de Minas e Caxambu
Celebrando a cultura e as tradições mineiras, além de estreitar ainda mais os laços com as cidades do interior de Minas Gerais, a Secult esteve em três cidades (São Lourenço, Soledade de Minas e Caxambu) do Circuito das Águas neste domingo e segunda (29 e 30/01).
A comitiva composta pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o subsecretário de Cultura, Igor Arci; o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula; a Chefe de Gabinete da Secult, Maristela Rangel, e a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), Marília Palhares, participou no domingo pela manhã da abertura do 4º Canto da Roda, em São Lourenço.
O evento que contou com um desfile de 20 Carros de Boi tem o objetivo de resgatar e valorizar a cultura local, promovendo um encontro diferenciado para os turistas/moradores e recebeu o nome “Canto da Roda” em homenagem ao barulho peculiar produzido pelas rodas dos carros de boi que, juntos, cantam pelas ruas da cidade.
Ao longo da manhã, cinco companhias de Folias de Reis e a Associação Bangalô da Capoeira desfilaram pelo Centro para celebrar também a abertura da nova Casa da Cultura da cidade.
A Casa da Cultura recebeu o nome do Tenente Coronel Leonel Junqueira, que dedicou grande parte da sua vida a São Lourenço, cidade que o acolheu na infância e que sempre considerou como sua terra natal. Ao longo dos seus 106 anos, o veterano da 2ª Guerra Mundial recebeu centenas de homenagens pelo Brasil, foi vereador em São Lourenço e exerceu várias atividades de cunho estritamente social. Na cultura, dedicou-se à literatura com oito livros publicados.
A nova casa é uma extensão da Praça da Estação. O imóvel é uma construção da década de 40 e irá abrigar um grande acervo histórico de São Lourenço. Esse acervo é uma doação do Senhor Synésio Fagundes, que se mudou para São Lourenço, na década de 30, e é considerado um dos maiores e mais completos acervos particulares de Minas Gerais.
"Ter um lugar na cidade, como essa Casa da Cultura, em uma cidade como São Lourenço, é muito importante para a preservação e manutenção da economia da criatividade e da cultura e, por essa atitude, parabenizo a prefeitura. A cidade e sua região são muito importantes, não só para o Estado, mas também para o país, pela sua cultura das águas, patrimônio natural da humanidade."
Destaca o secretário Leônidas em sua fala no evento.

Foto: Léo Bicalho
Soledade de Minas
Durante a tarde, a visita foi na cidade de Soledade de Minas. A comitiva se reuniu com uma equipe da prefeitura para apresentar e aprofundar mais sobre os projetos e ações que o Governo de Minas realiza para descentralizar os recursos da cultura e do turismo.
A cidade trabalha para o fortalecimento do turismo, já que em todos finais de semana e feriados recebe turistas oriundos do Trem das Águas que sai de São Lourenço. A locomotiva faz uma parada de 40 minutos na cidade e dá a oportunidade dessas pessoas conhecerem os atrativos que ficam ao redor da estação, como uma cachoeira artificial, uma feira de artesanato, um vagão e o Museu Ferroviário.
O subsecretário de Cultura, Igor Arci, destacou as formas que a cidade pode buscar recursos para fomentar a cultura na cidade e lembrou do projeto “Secult no Município” que busca capacitar os gestores municipais para realizarem projetos.
Já Sérgio de Paula, subsecretário de Turismo, reforçou a importância do turismo estar ao lado da cultura para atração de mais recursos e pessoas e deu ênfase nas ações de marketing turístico, como o Carnaval da Liberdade, que pretende divulgar as festas de várias cidades mineiras.
A presidente do Iepha, Marília Palhares, falou sobre a importância da preservação e do tombamento municipal dos patrimônios da cidade e ofereceu o apoio do Instituto nas questões relacionadas a esse assunto.
Caxambu
Na segunda (30/01), a comitiva da Secult participou do Encontro com Prefeitos, Secretários de Cultura e Turismo dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas que foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG).
A fim de se aproximar ainda mais das cidades dessa região do Estado, durante o evento, foram destacadas as políticas públicas que a Secult vem desenvolvendo para o turismo e cultura, além de explicações sobre a captação de recursos nos editais.
O secretário Leônidas também alertou aos prefeitos presentes sobre a importância da aproximação do turismo com a cultura, já que grande parte do turismo realizado em Minas Gerais é o turismo cultural. Os prefeitos também puderam apresentar suas principais demandas, como o apoio às cidades menores e a infraestrutura das estradas que fazem a ligação ao Circuito das Águas.