O Arquivo Público Mineiro realizará no dia 23 de novembro de 2022 a segunda edição do Fórum Estadual de Gestão de Documentos. O Fórum tem como objetivo reunir as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) dos órgãos/entidades do Poder Executivo mineiro e demais servidores interessados para debater questões concernentes às atuações desses grupos para a adequada gestão de documentos na Administração Pública, bem como a correta aplicação dos Instrumentos de Gestão estaduais e persecução dos princípios legais envolvidos na gestão documental.
Como proposta inicial, o evento ocorrerá em um único dia e será estruturado em dois momentos. Pela manhã, ocorrerão três sessões temáticas que abordarão preceitos básicos da gestão de documentos, da conservação de documentos e do processamento técnico de acervos permanentes.
Pela tarde, e uma mesa redonda em que as CPADs da Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e da ARSAE-MG (a confirmar) irão relatar como acontece a gestão de documentos dentro de seus respectivos órgãos.
O cronograma do evento é apresentado no quadro de programação abaixo, mas ainda poderá sofrer alterações conforme a necessidade da organização:
9h Boas Vindas - Leônidas Oliveira - Secretário de Estado de Cultura e Turismo (a confirmar) - Igor Arci - Subsecretário de Estado de Cultura (a confirmar) - Luciane Andrade - Superintendente da SBMAE - Bruno Balista – Diretor do Arquivo Público Mineiro - Demais autoridades |
9h30min às 12h
Sessão temática
Gestão documental no Executivo estadual: diretrizes básicas
Pedro Mafia – Coordenador do Núcleo de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro
Sessão temática
Conservação de documentos: diretrizes básicas
Diane Almeida – Coordenadora do Núcleo de Conservação de Documentos do Arquivo Público Mineiro
Sessão temática
Processamento técnico de acervos permanentes: diretrizes básicas
Ygor Souza – Coordenador do Núcleo de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro
Rodada de perguntas |
13h30min
Sessão temática
O SEI!MG e Gestão de documentos eletrônicos.
Fabrício de Barros Salum - Superintendente Central de Governança Eletrônica da SEPLAG
14h10min às 17h
Mesa redonda
CPADs e a gestão de documentos: relatos de experiências. CPADs convidadas
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Tendo em vista a fundamental importância das CPADs na Gestão de Documentos do Executivo mineiro, bem como a proposta do Fórum de ser um espaço de abertura e interlocução entre as CPADs e o Arquivo Público Mineiro, será disponibilizado um formulário de inscrição para os interessados, que será encerrado no dia 01/11 ou até atingir a capacidade máxima do auditório.
Vale ressaltar, que aqueles órgãos que não possuem CPAD constituída é valida a participação dos servidores interessados no tema.
Faça sua inscrição clicando aqui.