A Via Liberdade, que será lançada hoje, em solenidade na Praça da Liberdade e Palácio da Liberdade já conta com investimento de R$ 4 milhões, assinado ontem, em acordo de cooperação entre o Governo de Minas Gerais e o sistema Fecomércio, Senac MG e Sesc. O objetivo é o fomento e a estruturação do turismo através de ações de capacitação, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural nos municípios de Minas Gerais que integram a rota.
“O que estamos fazendo aqui é um trabalho que será realizado ao longo dos próximos anos para que todo este trajeto seja mais bem estruturado, no sentido de se transformar em algo bastante atrativo para quem transita”, explicou o governador.
Zema salientou ainda a importância do turismo e da cultura para o desenvolvimento do estado. “Temos uma gastronomia que é uma das melhores do mundo, temos as cidades históricas, temos as montanhas, nossos lagos e, principalmente, um povo acolhedor, além do Estado ser o mais seguro do Brasil. Quem viaja quer segurança e tranquilidade” disse.
A Via Liberdade conta com R$12,2 milhões de investimentos, ao todo, com editais, parcerias e investimentos nas autarquias estaduais. O secretário de Estado de Cultura e Turismo também destacou a importância do acordo firmado com a Fecomércio.
“Quando eu cheguei aqui no Estado a minha primeira parceria foi com a Fecomércio, com a Via Liberdade. Eu acredito que nunca vamos parar porque realmente é uma instituição que tem um carinho especial com a cultura, o turismo e com o desenvolvimento econômico, sobretudo, com a geração de emprego e renda que é ímpar e muito importante para todos nós”, completou o secretário.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria e tenho certeza que muitas ainda virão. Só tenho a agradecer ao governador e ao secretário Leônidas pela oportunidade de participar de um projeto tão importante para o desenvolvimento do nosso estado”, disse o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais Lazaro Luiz Gonzaga.
O Acordo de Cooperação Técnica representa o fortalecimento de políticas públicas por meio de parcerias com o intuito de fomentar a atividade turística e cultural pelos eixos do projeto: capacitação, estruturação, marketing e intercâmbio cultural.