Como parte do programa Reviva Turismo, a Rede Integrada tem sido colocada em prática pelo Governo de Minas e foi apresentada durante encontro do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo.
O programa Rede Integrada de Proteção ao Turismo, criado pelo Governo de Minas, por meio da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), é referência nacional e servirá de modelo para implantação em outros estados. A iniciativa foi apresentada durante o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), nesta quinta-feira (7/10), na Abav Expo & Collab, em Fortaleza (CE).
Durante o encontro, os representantes estaduais questionaram o andamento da ideia da criação da Polícia Turística, que estava de forma embrionária no Ministério do Turismo. A subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, apresentou, então, a iniciativa da Rede Integrada mineira e colocou o modelo à disposição para outros estados adotarem projetos semelhantes.
“Criamos o programa em um acordo de cooperação com a Polícia Militar. Está funcionando muito bem, integrando a sociedade civil, junto com os conselhos municipais e a Polícia nos municípios. Então, além de toda a rede de proteção aos hotéis, aos atrativos turísticos e à cultura, há o projeto interno, que se chama ‘Comunidade Ativa, Cidade Limpa’, que ajuda a comunidade a resgatar alguns locais que têm problemas de violência, por exemplo. E já deu muito certo. É como se fosse uma polícia turística e estamos à disposição para apresentar aos outros estados”, afirmou Milena na reunião.
A subsecretária ainda destacou que Minas foi eleito como o Estado mais seguro do país em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A Rede Integrada já foi lançada em Monte Verde e Ouro Preto e envolve a mobilização de representantes de órgãos públicos, instituições, empresas das localidades envolvidas com o turismo, além das comunidades locais para, juntos, proporem soluções para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.
Fornatur elege nova diretoria
O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) foi realizado durante a Abav Expo & Collab, em Fortaleza (CE).
Trata-se de um colegiado formado pelos Secretários de Estado de Turismo ou Presidentes de Órgãos Estaduais de Turismo que se reúnem para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, expressando o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política.
Durante o encontro foi feito o balanço da gestão anterior e votada a nova chapa diretora. O novo presidente da Fornatur será Fabrício Amaral, secretário de Estado de Turismo de Goiás, e o vice-presidente será Bruno Reis, da Empresa Potiguar de Promoção Turística, vinculada ao Governo do Rio Grande do Norte.