Evento da Secult motiva participantes para participar de Edital do Programa Reviva Turismo
O Seminário Internacional Marketing de Destinos Turísticos, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), foi encerrado nesta quinta-feira (30) com grande participação de técnicos, gestores e de todo o trade turístico. O evento foi realizado no canal do Youtube da Secult e reuniu especialistas nacionais e internacionais debateram as tendências do mercado, tanto para apoio à comercialização como para promoção de destinos.
O objetivo foi, a partir das experiências apresentadas, debater e apresentar cases de sucesso de marketing e apoio à comercialização de destinos turísticos, além de inspirar e motivar os participantes a se inscreverem no Edital Reviva Turismo, que prevê o investimento de R$ 10 milhões em 60 projetos.
A Superintendente de Marketing Turístico da Secult, Fernanda Fonseca, abriu o evento e ressaltou a importância do seminário para inspirar para o edital do Reviva Turismo. Ela reforçou sobre as lives preparatórias que serão realizadas na próxima segunda-feira, às 16h, e também no dia 13 de outubro.
Nesta quinta-feira, o tema debatido no seminário foi o “Apoio à comercialização no setor de turismo - Desenvolvimento de novos produtos e serviços como incremento à comercialização do destino”. O evento contou com a participação da fundadora do Taste of Lisboa (Portugal), Felipa Valente; da diretora de inovação, educação e investimentos da Organização Internacional de Turismo (UNWTO), Nathalia Bayona (Espanha); da especialista em turismo criativo e fundadora e diretora da Creative Tourism Network, Caroline Courret; com a mediação da palestrante internacional e consultora especializada em tendências, marketing digital, destinos inteligentes e transformação digital no turismo, Marta Poggi.
Já no primeiro dia de evento foi sobre “Marketing Digital no Turismo - Ferramentas e ações inovadoras para a promoção do destino turístico”. Com a mediação do palestrante e consultor de Marketing Digital para o Turismo Thiago Akira, a mesa terá a participação da jornalista especializada em turismo sustentável Ana Duek; da criadora, curadora, consultora em conteúdo digital e diretora de Treinamento na ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), Manuela Hollós; e do representante da entidade Procolombia (Colômbia), Nicolas Cassafrano Gimenez.
Edital Reviva Turismo
O Edital Reviva Turismo, que acaba de ser lançado pela Secult, terá inscrições entre 25 de outubro e 8 de novembro, e está orçado em R$ 10 milhões. O objetivo é realizar investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.
O edital prevê o investimento em 60 projetos, sendo 20 de apoio à comercialização (R$ 80 mil para cada) e outros 40 projetos de promoção (R$ 210 mil para cada).
Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa é sejam criadas ações como famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.
Já dentre as ações de promoção de destinos e produtos turísticos as ações são: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, press trips, ações de publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.
Os proponentes deverão ser organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura.