Evento faz parte do Programa Reviva Turismo e é realizado em plataforma online até amanhã
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) deu início, nesta quarta-feira (29/9), ao Seminário Internacional Marketing de Destinos Turísticos. Especialistas nacionais e internacionais discutem as tendências do mercado, tanto para apoio à comercialização como para promoção de destinos.
O evento gratuito vai até esta quinta-feira (30), no canal do Youtube da Secult, entre 10h e 12h. A intenção, a partir das experiências apresentadas, é debater e apresentar cases de sucesso de marketing e apoio à comercialização de destinos turísticos, além de inspirar e motivar os participantes a se inscreverem no Edital Reviva Turismo, que prevê o investimento de R$ 10 milhões em 60 projetos.
Assistida por técnicos e gestores do setor, além de representantes do trade turístico, a abertura do primeiro dia do seminário foi feita pelo secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que ressaltou a importância do momento atual do turismo de reflexão e retomada.
“Quando mais visitamos Belo Horizonte e o interior, os parques, os circuitos turísticos, se fixa uma palavra que cada vez fica mais forte, já usada por Guimarães Rosa, a mineiridade. Essa palavra passa pelo tempero da cozinha mineira, pela religiosidade, pela espiritualidade, pela forma de ser, pelas paisagens, pelo afeto, pela cultura, pelo sentimento de pertencimento. Quando pensamos no Turismo, devemos pensar nesses valores. O sentido de mineiridade, que nos une, nas nossas muitas Minas, cada uma promove uma experiência diferente. O marketing deve ser centrado nas nossas potencialidades, mas também na nossa mineiridade”, afirmou Leônidas.
No primeiro dia de evento o debate foi sobre “Marketing Digital no Turismo - Ferramentas e ações inovadoras para a promoção do destino turístico”. Com a mediação do palestrante e consultor de Marketing Digital para o Turismo Thiago Akira, a mesa terá a participação da jornalista especializada em turismo sustentável Ana Duek; da criadora, curadora, consultora em conteúdo digital e diretora de Treinamento na ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), Manuela Hollós; e do representante da entidade Procolombia (Colômbia), Nicolas Cassafrano Gimenez.
Para esta quinta-feira, terá o tema “Apoio à comercialização no setor de turismo - Desenvolvimento de novos produtos e serviços como incremento à comercialização do destino”. A participação será da fundadora do Taste of Lisboa (Portugal), Felipa Valente; da diretora de inovação, educação e investimentos da Organização Internacional de Turismo (UNWTO), Nathalia Bayona (Espanha); da especialista em turismo criativo e fundadora e diretora da Creative Tourism Network, Caroline Couret; com a mediação da palestrante internacional e consultora especializada em tendências, marketing digital, destinos inteligentes e transformação digital no turismo, Marta Poggi.
Não há necessidade de inscrição prévia e para assistir é só acessar o canal da Secult no youtube, pelo link: www.youtube.com/c/SecretariadeCulturaeTurismodeMinasGerais.
Edital Reviva Turismo
O Edital Reviva Turismo, que acaba de ser lançado pela Secult, terá inscrições entre 25 de outubro e 8 de novembro, e está orçado em R$ 10 milhões. O objetivo é realizar investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.
O edital prevê o investimento em 60 projetos, sendo 20 de apoio à comercialização (R$ 80 mil para cada) e outros 40 projetos de promoção (R$ 210 mil para cada).
Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa é sejam criadas ações como famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.
Já dentre as ações de promoção de destinos e produtos turísticos as ações são: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, press trips, ações de publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.
Os proponentes deverão ser organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo.