Participação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo aconteceu por meio de parceria com o Ministério do Turismo
Um estado com 853 municípios que oferece roteiros incríveis em meio à natureza, seja no Mar de Minas, nas estâncias hidrominerais ou nas montanhas entremeadas por cachoeiras; em meio ao patrimônio histórico, com uma verdadeira viagem pela história a céu aberto; e com total imersão nos encantos da cozinha mineira, com sabores que agradam aos mais diversos paladares: assim pode ser o resumo das múltiplas possibilidades de viagens por Minas Gerais, cujos potenciais turísticos foram apresentados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) na edição de 2021 da World Travel Market (WTM) Latin America, um dos mais relevantes eventos da indústria de viagens e turismo no mundo.
Entre 10 e 12 de agosto, a Secult participou da feira, em parceria com o Ministério do Turismo, com um estande que reuniu equipes da sua Superintendência de Marketing Turístico (SMT), da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e 12 agências de turismo receptivo habilitadas no programa Minas Recebe, coordenado pela Secretaria de Estado.
Realizada de forma virtual e com encontros por videoconferência agendados previamente, a WTM Latin America 2021 possibilitou que a Secult se reunisse com grandes players do turismo nacional e internacional, além de estreitar os relacionamentos com veículos de comunicação, influenciadores digitais e criadores de conteúdo, com o principal objetivo de apoiar a comercialização e promoção do destino Minas Gerais.
A subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, comenta sobre a importância da participação em eventos desse porte para intensificar o trabalho que a pasta já vem realizando na promoção e marketing do destino Minas, que é um dos eixos do Reviva Turismo, programa de retomada gradual e segura das atividades turísticas de Minas Gerais.
“A repercussão que a WTM possibilita com a participação da Secult e do trade turístico mineiro é de extrema importância para que consigamos atingir uma das metas do Reviva Turismo, que é colocar Minas Gerais entre os destinos mais procurados do país. Esperamos que os contatos e parcerias estabelecidas surtam efeito e acompanhem o crescimento dos indicadores positivos que temos constatado, como o aumento do volume e da receita das atividades turísticas, o fluxo de passageiros e aeronaves nos aeroportos mineiros e o aumento do número de empregos formais no setor em Minas. Sabemos que esse é um momento importante para resgate e recuperação do turismo e falar sobre as múltiplas possibilidades que Minas Gerais apresenta para os turistas e viajantes em um evento internacional é uma oportunidade única para isso”, pontuou.
A subsecretária ressalta, ainda, a importância de falar, em um evento internacional, sobre as características do turismo em Minas Gerais que atendem às tendências globais de viagem apontadas por entidades do setor para o período durante e pós-pandemia. “Temos como pontos fortes o turismo de aventura e de natureza, com inúmeras paisagens, trilhas, cachoeiras, complexo de águas e estâncias hidrominerais; o turismo rural e de experiências, com maior interação dos turistas com as comunidades locais, principalmente no interior do estado; o turismo cultural, já que Minas Gerais abriga quatro Patrimônios Culturais da Humanidade e os mais diferentes estilos de arquitetura, além das experiências possibilitadas pela cozinha mineira, que é a imagem mais marcante do estado para 30% dos turistas que visitam Minas Gerais”, concluiu.
Contatos
Brenno Mesquita, proprietário da agência de turismo receptivo Ouro Azul Eventos e Turismo, habilitada no programa Minas Recebe, ficou satisfeito com a participação na WTM. “Foi uma grata surpresa poder participar da WTM como receptivo que oferece roteiros e destinos diferentes de Minas Gerais. Esperamos poder atender demandas diversas daqueles com os quais conseguimos conversar nas reuniões on-line, além de demandas de seus pares e clientes; e agradecemos à Secult por disponibilizar e dar suporte a esta interação com operadores de emissivo e similares que, como nós, estiveram na WTM 2021”, pontuou.
Já o proprietário da TGK Operadora, também habilitada no Minas Recebe, Paulo Kroeff, relatou que a articulação da equipe da SMT da Secult foi primordial para contatos bem sucedidos no evento. “A participação da equipe do Turismo da Secult era o elo que faltava para que pudéssemos fazer a travessia dessa distância que existe entre as agências emissoras e nossa realidade local. Tive reuniões muitíssimo proveitosas, com grande chance de geração de negócios que vão favorecer o trade no município de Extrema. Além do contato muito positivo, o encontro serviu para compreendermos melhor o formato mais eficaz para preparar nossa abordagem e afinar nossa apresentação, bem como melhorar a oferta de nossos produtos. Somos muito gratos pelo apoio e pelas orientações que a Secult tem oferecido, sempre com assertividade e clara disposição em colaborar, além de contribuir para gerar um clima de companheirismo e suporte que nos dá segurança na participação de um evento importante como a WTM”, ressaltou.
A programação da WTM incluiu palestras e seminários, além das reuniões on-line para conectar agências de turismo receptivo com operadoras emissivas. Em sua última edição, realizada em 2019, o evento reuniu 600 expositores, 50 países, 50 conferências e 1.900 profissionais de turismo. Os números de 2021 ainda serão divulgados.