Foto: Prefeitura Municipal de Salinas
A cachaça que é uma das grandes referências gastronômicas de Minas Gerais permite a criação de um roteiro que abraça municípios produtores dentro de um projeto que, segundo o secretário de Turismo, Ricardo Faria, vem de encontro com uma das principais metas da atual gestão da Setur que visa potencializar a gastronomia no Estado. “Acreditamos que o circuito fortalecerá o turismo em Minas. Para que isso aconteça, nossa equipe está à disposição para orientar os participantes de forma técnica e documental. Vamos unir a força da Secretaria de Turismo com o empenho e a qualidade dos nossos produtores, como, por exemplo, Salinas – que fará parte do roteiro como cidade sede – devido à sua marca já estabelecida no mercado”, avalia.
O objetivo do projeto é realizar ações para divulgar amplamente a cachaça mineira e, consequentemente, os municípios produtores. “O circuito também tem uma demanda de exportação, ou seja, da venda da cachaça para mercados internacionais. Recentemente, propusemos a introdução da nossa cachaça em todos os cardápios dos voos internacionais que partem de Minas Gerais”, destaca Ricardo Faria.

Foto: Prefeitura Municipal de Salinas
O roteiro funciona ainda como uma ferramenta da regionalização das políticas públicas do turismo e para o desenvolvimento da região. “A ideia da Setur é apoiar os municípios na construção do Circuito da Cachaça. Após o credenciamento, as cidades passam a receber recursos oriundos do ICMS turístico que são fundamentais para execução de políticas públicas voltadas, por exemplo, para potencializar a nossa cachaça. A cadeia produtiva do turismo gera emprego, renda e receita para os municípios”, ressalta.
Inicialmente o roteiro contará com cinco cidades mineiras, sendo elas, Fruta de Leite, Indaiabira, Rubelita, Salinas e Taiobeiras.
Expocachaça
Entre os dias 9 e 12 de junho acontece, em Belo Horizonte, a maior feira de cachaça do mundo, a Expocachaça. A Secretaria de Estado de Turismo estará presente com o seu Posto Móvel de Informações Turísticas, distribuindo material de promoção e prestando informações turísticas.