
Os frequentadores do restaurante Agosto Butiquim, em Belo Horizonte, poderão conferir, até o fim deste mês, os registros fotográficos que compõem o livro Cidade de Papirus, da Crivo Editora. Com o olhar sensível sobre o universo das cidades, o cientista político Wesley Matheus captura diálogos silenciosos que atravessam a existência da vida urbana.
Uma viagem de 16 mil quilômetros, percorrendo cinco países na América do Sul, revela a percepção do artista. Imagens cotidianas, que são vistas por motoristas, executivas, frentistas e pedestres, foram capturadas em 43 fotografias em preto e branco.
Cidade de Papirus
O livro é o primeiro passo de um projeto maior, que pretende cartografar cidades em todos os continentes. Trata-se de um livro fotopoético constituído por cidades, luz e política. “Com o contexto silencioso das cidades, torna-se difícil captar os diálogos através dos ouvidos. O desejo de conversar com alguém implica disputar com barulho dos caminhões, das buzinas, contra os fones de ouvido. São muitos ruídos na cidade.” Wesley sugere os olhos como uma porta de entrada possível para essas conversações urbanas.
Entre junho e outubro de 2014, Wesley esteve na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e Peru. Em um contexto em que a conversação entre as pessoas é ideal para o estabelecimento de uma vida compartilhável, como cientista política ele atentou-se às maneiras como as conversações se desdobram.
Agosto Butiquim
Localizado nas tranquilas ruas do Prado, o Agosto Butiquim abriu as portas em janeiro de 2006, numa quinta-feira de veras quente. Chamado como Agosto por reunir num mesmo espaço gastronomia, cultura e entretenimento, tudo ao gosto do cliente.
Sob a direção dos primos Joana Castro, graduada em gastronomia, e Lucas Brandão, publicitário que foi abduzido pela área de gastronomia, o Agosto Butiquim tem como missão resgatar, preservar e valorizar a culinária de raiz, utilizando ingredientes regionais de produtores locais. Da elaboração do cardápio aos detalhes nas paredes tudo tem um toque peculiar, mas sem perder a essência e a informalidade de um buteco espontâneo.
O Agosto também promove a cultura. Oferece digestivos culturais que englobam poesia, intervenções cênicas e artes plásticas. Em ambos os casos, a intenção é divulgar artistas locais e decorar a casa física e verbalmente.
SERVIÇO
Cidade de Papirus no Agosto Butiquim
Endereço: Rua Esmeralda 298 - Belo Horizonte / MG
Data: Até 30/11
Terça à Sexta: 18h às 00h Sábados: 17h às 00h
Contato: 031 3337-6825
Livro Cidade de Papirus
Editora: Crivo Editorial
Informações: (31) 98451-1788 Wesley / (31) 98859-4155 Lucas