Educação e Cultura devem andar juntas. Pensando nisso, representantes das Secretarias de Estado de Educação e do Ministério da Cultura se reuniram na tarde desta quinta-feira (01/10), na Cidade Administrativa, para discutir ações de Educação Integral que considerem o potencial artístico-cultural do Estado.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a iniciativa deverá envolver os diferentes mecanismos que as Secretarias de Estado de Educação e de Cultura dispõem. “A ideia é envolver os Conservatórios Estaduais de Música, as escolas de Educação Integral e, também, na parceria com a Cultura, os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUS) das Artes, as bandas de música do Estado com o objetivo de fazer cada vez mais os estudantes da rede pública terem acesso à música”.
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou a importância da parceria. “Desde o início do ano, nós temos trabalhado em conjunto e já estabelecemos um bom diálogo entre as secretarias. Agora nós chegamos nesse ponto esperado de uma consolidação das propostas com o apoio do Ministério da Cultura. Estamos unindo as forças do Estado com os recursos do Governo federal para implementarmos um grande programa de educação e cultura passando pelas bases que dispomos tanto no campo da cultura quanto no âmbito as educação”.
A parceria entre as Secretarias de Estado e o Ministério da Cultura deverá ser feita a partir da experiência do Mais Cultura nas Escolas, como explica a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do MinC, Juana Nunes. “O Mais Cultura nas Escolas é uma realidade hoje em cinco mil escolas do Brasil. É um arranjo que permite a parceria de um grupo cultural na escola construindo junto com o projeto político-pedagógico um planejamento cultural. A gente percebe que a cultura pode contribuir positivamente para a ampliação da jornada escolar, para o projeto de Educação Integral que nós desejamos para o país. Significando reconhecer os valores culturais que estão presentes no território e na comunidade escolar. Minas Gerais quer fazer isso com mais potência e mais força e quer construir uma experiência de como unir cada vez mais a cultura e a educação para fortalecer a formação artística e cultural no Estado. Sempre em diálogo com o desafio de ampliar a jornada escolar da educação básica. O Ministério da Cultura está aqui para que juntos possamos fazer isso se tornar realidade”, ressaltou.
Mais Cultura na Escola
O Programa é uma iniciativa interministerial, dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), que tem a finalidade de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais em curso nas comunidades locais e nos múltiplos territórios. Em Minas Gerais, 136 escolas estaduais participam da iniciativa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SEE.