
Uma sociedade sustentável exige o respeito recíproco entre aqueles que a compõem. Sustentada nessa premissa, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, lança a campanha “Que diferença faz?”, que tem como principal objetivo combater a discriminação e promover o respeito às diferenças. Em forma de pergunta, o slogan convida o interlocutor a uma reflexão sobre os efeitos da discriminação em relação à diferença de cada pessoa, estimulando-o a pensar sobre suas formas de enxergar o próximo e a respeitar a diversidade.
O gesto de igualdade feito individualmente com o posicionamento paralelo dos dedos é o principal elemento identificador da campanha. O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, reforça seu envolvimento com a causa pelo gesto.
Eixos de atuação
Lançada oficialmente no dia 31 de agosto, a iniciativa promove, até 10 de dezembro, por meio de campanha publicitária, divulgação na imprensa, canais em redes sociais e ações de formação para a prevenção à discriminação em locais de entretenimento, estabelecimentos comerciais, casas noturnas, bares e restaurantes, ginásios, estádios e grandes eventos. Há, ainda, parcerias previstas com setores relacionados à área de segurança pública, comércio, serviços e indústria e ao próprio sistema de justiça, com a finalidade de aprimorar o atendimento e a relação com o público.
A campanha Que diferença faz? tem caráter preventivo, provocador e sensibilizador e pretende promover o direito à diversidade em todas as suas formas, com maior ênfase para aquelas baseadas em raça, etnia, gênero e orientação sexual, situação socioeconômica, crença religiosa e deficiências físicas ou psicológicas.
Parcerias e apoios
Que diferença faz? é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (CAO-DH), envolvimento do Procon-MG, Coordenadorias, Centros de Apoio, Procuradorias e Promotorias de Justiça, e financiamento do Fundo Especial do Ministério Público (Funemp). Uma parceria com a Rede Minas/Governo de Minas e a Fundação Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com promoção da TV Globo Minas. A iniciativa conta com o apoio de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e entidades públicas e privadas.